man working with equipment on table in carpentry shop

O que é normal?

Atualmente com tanta diversidade de culturas e comportamentos é difícil determinar o que é normal. Alguns definem normal como o status quo, ou o que a maioria considera apropriado e correto. Se todos pintarem o cabelo de azul, então é normal ter o cabelo azul. Se alguém quer o cabelo natural, então é considerado anormal ou estranho. A origem latina desta palavra, normãlis, referia-se ao esquadro de um carpinteiro. Ele serve para estabelecer um padrão ou norma para construir uma parede reta. Sem essa ferramenta a casa acabaria torta, irregular ou anormal. Normal, então, não é o que a maioria considera ser normal, mas o que é correto. Normal é ser o que estava destinada a ser, e não no que se tornou.

Um dia Jesus foi confrontado pelos líderes religiosos com uma prática que se tornou normal, que era o direito do divórcio por qualquer motivo. A resposta de Jesus trouxe-os de volta ao princípio: para a normalidade estabelecida por Deus. Ele cita o livro de Génesis (2:24) e depois acrescenta: “a quem Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19:6). A fidelidade à aliança do casamento é normal. O divórcio é anormal. Deus criou a norma. O pecado distorce-a. Nós pensamos que as ervas daninhas num jardim são normais, mas Deus criou esta terra livre de espinhos, cardos e ervas daninhas. O pecado contaminou o solo e dificultou a produção das colheitas. Não aceites como normal o que Deus considera anormal.

Já pensaste sobre o que é uma vida cristã normal? A norma foi estabelecida na Igreja Primitiva. O comportamento e estilo de vida da igreja primitiva era o caminho que deveria ser tomado por toda a Igreja e para todos os tempos. No entanto, com o passar dos anos, a Igreja tem-se desviado da normalidade. A maioria considera “normal” ir à igreja uma vez por semana, ouvir um sermão, cantar algumas canções e dar uma oferta. Qualquer coisa mais do que isso é ser fanático ou radical.

Se alguém salta, dança ou grita na sua adoração a Deus, este está a ser extravagante ou normal? Será que nos tornamos “mornos” ao normal? Talvez seja hora de voltar ao normal de Deus.

Na madrugada de 29 de Maio de 1914, o navio RMS Empress da Irlanda afundou-se no rio gelado de Saint Lawrence depois de colidir com o navio norueguês, o SS Storstad. Dos 1477 embarcados, 1012 morreram. Foi o maior de todos os acidentes marítimos canadenses até à data. Entre os passageiros estavam 167 membros da banda do Exército de Salvação que viajavam para Londres para uma conferência internacional. Todos menos 8 morreram. Quando os sobreviventes foram entrevistados, mais tarde, muitos testemunharam como esses jovens cristãos voluntariamente desistiram dos seus coletes salva vidas para que outros pudessem ser salvos. A imprensa chamou-os de heróis, mas eles foram normais. A vida cristã normal é dar a vida pelos outros (1 João 3:16).

Na Igreja Primitiva era normal perdoar aos outros os seus pecados, assim como eles haviam sido perdoados. Era normal não considerar os seus pertences como “seus”, de bom grado davam aos outros o que tinham. Era normal considerar os outros mais do que a si mesmo e honrar os fracos. Era normal orar pelos enfermos e pregar o Evangelho no mercado. Tanto do que consideramos extraordinário e fantástico, era apenas o normal. Talvez todos precisemos de voltar ao normal de Deus. O que acham?

Escrituras Para Meditar
I João 3:16; Actos 2:42-47; 3:1-7; Filipenses 2:5-11; Marcos 16:15-18

[Read the devotional «What Is Normal?» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts