Os Setenta

No décimo capítulo do livro de Lucas, Jesus envia setenta dos seus discípulos à frente d`Ele, por todas as aldeias. Ele enviou-os dois a dois. Os doze de Jesus não estavam incluídos nestes setenta crentes. Nós não sabemos os seus nomes ou qualquer outra coisa sobre eles, a não ser que eram seguidores de Jesus.

No capítulo anterior lemos sobre um conflito que surgiu na “primeira fila” de discípulos (os doze). Eles discutiram sobre quem era o maior no Reino. Eles também se mostraram impotentes na expulsão de demónios e ainda queriam mandar descer fogo sobre uma aldeia samaritana por esta não receber Jesus. Era como se estes escolhidos estivessem numa “página” diferente da de Jesus. Não entendiam o que Jesus ensinava sobre o Reino de Deus. No capítulo 10 é como se Jesus, estivesse a dizer: “Amigos, sentem-se e observem o que eu estou realmente a dizer.”

Os setenta, pessoas sem rosto e sem nome, receberam quatro instruções básicas antes de serem enviados. Foram orientados a fazer o que qualquer um de nós pode fazer. Jesus estava tão confiante do seu sucesso que lhes disse para não levarem nada com eles. Não deveriam levar provisões extra, ou um segundo conjunto de roupas, por outras palavras, nenhum “plano B”. Jesus disse-lhes para se manterem focados no plano, e assim iriam ver a glória de Deus.

O plano era este: em primeiro lugar, deveriam ir às casas das pessoas e declarar bênção sobre cada casa. Deveriam dizer: “A paz esteja nesta casa!” Agora, isto é muito fácil de fazer. Acho que todos nós podemos fazer isso. Abençoar é dizer algo positivo. É declarar o que é bom. É dizer: “Que bela casa que tu tens… Gosto da forma como decoraste a tua casa… Os teus filhos são tão bonitos…”, etc. Tu podes fazer isto? Eu posso.

O próximo passo era comer com elas. Quando abençoas, serás abençoado. É normal, oferecer algo para beber ou comer quando alguém (que não seja um vendedor) entra na nossa casa, especialmente se a pessoa for simpática. O Senhor disse aos setenta para aceitarem o convite e comer com elas. Quando se come em conjunto algo acontece. As barreiras quebram-se entre as pessoas. Jesus, sabia que quando as pessoas compartilham uma refeição, também começam a compartilhar as suas vidas. Abrem o seu coração e falam sobre os seus problemas. Se houver alguém doente ou a passar por uma crise irá ser revelado.

Quando isso acontece, aplica-se a terceira instrução. Estes discípulos deviam orar por aqueles que precisavam. A oração da fé iria curar os doentes. E aconteceu como Jesus disse que iria acontecer. Muitos foram curados e até mesmo demónios foram expulsos. Depois de uma manifestação do poder de Deus então, estes setenta deviam cumprir a quarta instrução. Deviam dizer que o Reino de Deus tinha chegado até eles. Deviam partilhar com essas pessoas as Boas Novas.

Os setenta eram como qualquer um de nós. A maioria de nós não é famoso e talvez não tenhamos muito conhecimento bíblico, mas podemos fazer o que Jesus nos disse para fazer e ser um instrumento de bênção para tantas pessoas que estão a sofrer. Os doze tiveram que aprender com os setenta que “nada era acerca deles”, mas sim acerca de ajudar outros para que viessem a conhecer o Senhor.

Escrituras Para Meditar:
Lucas 10:1-9; Atos 10:38; II Pedro 3:9; João 3:16; I Timóteo 2:4.

Similar Posts