road landscape nature sky

A vida é uma jornada

Fico constantemente surpreendido com a forma como as  pessoas se recuperam de experiências destruidoras da vida, seja  a morte de um parente querido, um casamento falhado, uma  bancarrota ou mesmo uma época de desvio espiritual. Ao vermos  outros, ou mesmo nós próprios, a passar por tais crises, nunca  devemos julgar o todo de uma vida pelas circunstâncias presentes.  A maioria das vidas são suficientemente longas para corrigir erros  e mudar para o bem. Não devemos esperar a perfeição dos outros  ou de nós próprios. Todos nós cometemos erros. Portanto, em  vez de sermos definidos pelos erros que cometemos, precisamos  de nos permitir a nós próprios, e aos outros, a possibilidade  de nos levantarmos e terminarmos bem. Provérbios 24:16 diz:  “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará…”. 

Não se trata de dizer que os erros que cometemos não deixam  a sua marca. Jacó teve uma vida tumultuosa antes de ter tido um  encontro com Deus em Betel. Ele enganou o seu irmão, mentiu  ao seu pai, roubou ao seu sogro e fugiu da família da sua mulher.  No ponto mais baixo da sua vida, quando foi vencido pelo  medo de enfrentar os seus pecados passados, Jacó encontrou-se  com Deus. Desta luta nocturna com Deus, Jacó saiu um  homem mudado. Já não era Jacó, o enganador, mas agora era  Israel, o príncipe de Deus. Esta experiência foi uma mudança  de vida, mas deixou-o a coxear. Foi uma lembrança constante  da consequência do pecado e da abundância da graça de Deus. 

A vida precisa de ser vista como uma maratona, não como uma  corrida de 100 metros. Precisamos de caminhar e ser pacientes  com a fragilidade da nossa humanidade. Ao longo desta jornada  da vida, há muitas oportunidades para arrepender novamente,  perdoar novamente, amar novamente, e tentar novamente. Digo  “oportunidades” porque não há garantias de que vamos mudar.  Temos a opção de endurecer os nossos corações, não perdoar, não  acreditar na genuinidade do arrependimento dos outros, e de  não tentar mudar. Em qualquer ponto desta jornada, podemos afastar-nos de Deus ou voltar-nos para Ele. Podemos tornar-nos  amargos ou melhores. 

Eu diria que a maioria das pessoas passa pela sua própria  crise de fé. Há aqueles vales em que Deus parece tão silencioso  e distante, os medos esmagam-nos e tudo parece perdido. Mas,  como Yogi Berra costumava dizer: “Só acaba quando acaba”.  Enquanto houver vida, há esperança. Se nos encontrarmos  num poço de desespero, podemos sair dele. Se tiveres caído  novamente, então volta a levantar-te. Thomas Edison falhou mil  vezes ao fazer uma lâmpada incandescente, antes de finalmente  conseguir. Ele não é recordado pelos seus múltiplos fracassos,  mas sim pelos seus sucessos. Por ele nunca ter desistido, o mundo  beneficia das suas muitas invenções.  

A natureza ensina-nos esta importante lição. Uma inundação,  um incêndio florestal, ou um terramoto podem devastar uma  paisagem, mas após alguns meses ou anos a natureza recupera da  tragédia e parece ser mais bela do que era antes. Se atravessaste  um incêndio e te sentes tão devastado e ferido pelos “buracos na  estrada”, não pares. Continua. Não alimentes as feridas, dispersa-as. Como diz o salmista: “O choro pode durar uma noite, mas  a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5). Há dias melhores pela  frente. 

Qual será o teu legado? Terminará com lamentos e cheio de  autopiedade, ou deixarás à geração seguinte a história de como  vencer grandes obstáculos e tribulações? Agarra aquilo para o  qual foste criado. Prossegue para o alvo, ao longo da viagem da  vida, para obteres a imperecível coroa da glória.

Escrituras para meditar
Salmo 30:5; Provérbios 24:16; Lamentações 3:22-23; Filipenses 2:12-13; 3:14; 1 João 1:9

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Life is a Journey» in English.]

Similar Posts