Passar no teste

Eu passei grande parte da minha vida como aluno ou como professor. Como aluno, eu tive de aprender a disciplina de tirar apontamentos, estudar a matéria dada e a de fazer perguntas analíticas. Para passar não era suficiente, somente, frequentar o curso. Eu tinha de compreender o conteúdo do que era ensinado para ser capaz de passar no teste. Apenas com o passar no teste se pode concluir o curso. Os testes são essenciais para a aprendizagem. O seu objetivo é revelar o quanto é que realmente aprendemos. Só depois de compreendermos a matéria ensinada podemos aplicar.

Como pastor, há mais de 40 anos, tenho ensinado continuamente a Palavra de Deus. Mas, ao contrário de um ambiente escolar, não apresento testes no final de cada pregação. Ao pregar, eu esperava que houvesse uma recetividade e aplicação imediata à vida. Mas a maioria das pessoas, no dia seguinte, não me sabia dizer o que eu tinha pregado. Isto é um pouco desconcertante, e às vezes questionei-me se realmente vale a pena todo o esforço. Mas, a Palavra de Deus é diferente da ciência, da matemática ou da história. Ela é vida e é eterna. É o Espírito Santo que leva a Palavra de Deus que foi pregada e não somente a aplica na vida de cada crente como também os testa com ela.

Podemos aprender acerca da fé e confiança em Deus em todas as situações, mas só quando passamos por uma situação difícil é que nós descobrimos a fé que temos. A fé de Pedro foi testada quando ele saiu do barco para andar com Jesus sobre a água. De início, a sua fé parecia ser forte, mas então ele tirou os olhos do Senhor e começou a afundar-se. Jesus disse-lhe: “Homem de pouca fé, porque duvidaste?” (Mateus 14:31). Pedro teve uma pontuação baixa no seu exame naquele dia. Outros seguidores de Jesus receberam notas muito altas, como a mulher cananeia a quem Jesus disse: “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja feito para contigo como tu desejas” (Mateus 15:28). Sermos testados é benéfico. É um confronto com a realidade, que nos afasta da deceção e do orgulho.

Jairo era um homem de influência e autoridade. Ele era um dos chefes na sinagoga e tinha bastante conhecimento da Palavra. O livro de Marcos (5:21-42) relata o teste pelo qual ele teve de passar. A primeira pergunta no teste era sobre a pressão de grupo. As multidões amavam Jesus, mas os líderes religiosos, em geral, opunham-se a Ele. A filha de Jairo estava a morrer e Jesus representava a sua única esperança. Ele foi contra a opinião dos seus colegas e foi até Jesus para pedir ajuda. A próxima pergunta no teste era sobre humildade. Como chefe da sinagoga, ele era mais velho do que Jesus, no entanto, quando ele veio ter com Jesus, prostrou-se diante d’Ele. Ele reconheceu a sua fraqueza e a sua necessidade de ajuda. Depois houve a persistência. As Escrituras dizem que Jairo “rogava-lhe muito” (v. 23). A próxima parte do teste foi a mais difícil. Esta pergunta era sobre paciência. No caminho para a casa de Jairo, Jesus foi detido por uma mulher que sofreu durante 12 anos com um fluxo de sangue. Este atraso pode ter sido apenas de alguns minutos, mas quando há uma emergência pode parecer uma eternidade. O teste terminou com o desafio de factos negativos. Chegou-lhe a notícia de que a sua filha tinha morrido. Ele podia ter desistido naquele momento, mas em vez de ouvir os mensageiros da desgraça, ele ouviu Jesus. Jesus disse-lhe que tudo ficaria bem, e assim foi. A sua filha foi ressuscitada dos mortos. Jairo passou no teste.

Na tua vida vais ser testado. Isto é uma certeza. Quando passares num teste, então podes avançar para a próxima etapa que Deus tem para ti.

Escrituras Para Meditar
Mateus 14:22-32; Marcos 5:21-42; Lucas 18:2-5; Salmo 26:2; 139:23

[Read the devotional «Fellowship» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts