Grande fé

Admiro realmente a tenacidade da mulher cananéia, que se aproximou de Jesus pedindo a libertação da sua filha oprimida por um demónio. Ela não aceitou um não como resposta, ao pressionar Jesus por ajuda. Jesus considerou a sua insistência como fé. Aliás, Ele disse que ela tinha grande fé, e que, por isso, receberia o que desejava (Mateus 15:28). É interessante notar que as pessoas que Jesus disse que tinham maior fé eram gentias. Aqueles que tinham a lei e as promessas, que foram treinados desde crianças a reverenciar Deus e obedecer à Sua palavra, eram os que tinham mais dificuldade em apenas acreditar. Para muitos judeus, a fé baseava-se em ser descendente de Abraão, e não em seguir o exemplo de Jesus. Jesus confrontou este falso entendimento dizendo que fé é acreditar em Deus tal como Abraão.

Para ter grande fé, é preciso acreditar num Deus grande e num Diabo pequeno. O tamanho da tua fé é determinado pelo tamanho do teu Deus. Em Marcos 11:22 lemos: “tende fé em Deus”. A preposição “em” não está no texto original. Deve ler-se: “tende fé Deus” ou ter o mesmo tipo de fé que Deus tem. Esta é a fé que pode dizer à montanha que seja lançada ao mar. É a fé que nada vê como impossível. Qual é o tamanho do teu Deus? Sabias que Deus é tão grande que todo o universo, povos, tempo, “multiversos”, etc., se encontram n’Ele? Uau! Deus é GRANDE! Agora, o Diabo é realmente pequeno. Ele é tão pequeno que pode caber debaixo do teu pé. Tens de compreender isto para não tornar os problemas que enfrentas maiores do que realmente são. Quando Deus é grande, os demónios tremem, as doenças secam e desaparecem, os céus abrem-se e as bênçãos descem.

O pecado cegou os nossos olhos impedindo-nos de vermos Deus como Ele realmente é. O pecado faz com que as circunstâncias em que nos encontramos sejam o nosso destino. O pecado prende-nos numa mentalidade natural em que a autopreservação e a autoidentidade são determinadas pelo nosso trabalho. O homem torna-se, assim, o centro e fonte da sua vida, resultando isso em insegurança e medo. A fé, por outro lado, leva-nos de onde estamos para os propósitos de Deus. As pessoas de fé movem-se e crescem. Elas aumentam e multiplicam-se. Elas podem passar por problemas financeiros, problemas de saúde, tentações e provações, mas ficam. Vão mais fundo em Deus e crescem mais fortes na sua fé. A Palavra de Deus está na sua boca e o desânimo não os faz cair. A fé pega os medrosos e fá- -los corajosos. A fé vê a dimensão da batalha como uma profecia que aponta para o tamanho da vitória.

Abraão é considerado o nosso “Pai da Fé”. Ele não começou com grande fé, mas cresceu na sua fé. A cada um de nós é dada uma medida de fé. Por outras palavras, a nossa fé é como um músculo que precisa de ser alimentado e exercitado. Vê como Abraão cresceu na sua fé. Primeiro, ele deixou o conforto do que conhecia para chegar ao destino que Deus lhe tinha preparado. Não se pode entrar sem sair. Depois, ele visualizou a promessa que Deus lhe tinha dado. O que se consegues ver, Deus dar-te-á. A lição seguinte é que Abraão não pôde trabalhar para ganhar a promessa, ele teve de recebê-la, como um presente, pela fé. A fé leva-te do possível ao impossível. Partindo do lugar de crer, Abraão teve de ser obediente. Os milagres acontecem agindo baseados naquilo em que acreditamos. É por isso que se chama “fazer milagres”. As bênçãos vêm depois da fé obediente, mas nunca podem ser acumuladas. Elas devem ser partilhadas e dadas. Foi assim que Abraão cultivou a sua fé e, se ele o pôde fazer, nós também o podemos.

Escrituras Para Meditar
Mateus 15:28; Marcos 11:22-24; Gálatas 3:7-9, 14; Romanos 4:13-22; Hebreus

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Great Faith» in English.]

Similar Posts