brown rope tangled and formed into heart shape on brown wooden rail

O nosso Deus Omnipresente

Esta revelação da omnipresença de Deus, e as suas implicações, maravilharam Davi, no Salmo 139. Deus estava presente quando ele foi formado no ventre da sua mãe. Nas horas escuras da noite, mesmo quando o seu dia parecia noite, Deus estava lá. Se ele subisse ao céu, ou descesse às profundezas do Seol, Deus estaria lá. Davi deixou a sua imaginação vaguear imaginando que se tomasse as asas da alva, ou habitasse na extremidade do mar, ainda ali Deus estaria presente. Independentemente de ele ver, ou sentir Deus, ele sabia que Deus estava com ele.

A omnipresença de Deus é um conforto para aqueles que O conhecem. Quando Davi diz: “Tu me cercaste em volta” (v.5), ele não se refere a uma situação negativa. Ele não se sente como se tivesse caído numa armadilha, mas sentia-se protegido. Ele sabia que Deus nunca o abandonaria. Independentemente das circunstâncias pelas quais passasse Deus estaria lá.

Alguns tentaram esconder-se de Deus, ou fugir, mas é fútil, pois Deus está sempre presente. Alguns pensam que Ele não vê o que fazem, ou ouve o que dizem, mas Deus está sempre presente. Quando pecamos é como se tivéssemos a virar as costas a Deus. Naquele momento nós não o vemos, e pensamos que Ele não nos vê, ou que Ele não está lá, mas Ele está. Arrependimento é quando nos viramos e tomamos consciência da Sua presença e de que os Seus caminhos são perfeitos e os nossos não são. É quando decidimos caminhar na Sua direção, na Sua luz.

Davi termina este Salmo dizendo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” Davi, não queria que nada prejudicasse a sua consciência ou experiência da presença de Deus. Quem quereria fugir do puro amor? Quem se quereria esconder da Sua bondade? Noutro Salmo, Davi escreve: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos!” (Salmo 84). Davi amava o facto de Deus estar em todo o lugar em que ele estava, e ele só queria estar onde Deus estava. Se não estás a sentir a Sua presença na tua vida, então está na altura de te virares.

Escrituras Para Meditar
Salmo 139; 84; 100:2; 122:1

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Our Omnipresent God» in English.]

Similar Posts

  • ·

    O ponto cego

    Quase todos os dias, leio um capítulo do livro de Provérbios e tenho reparado na quantidade de avisos sobre não sermos sábios aos nossos próprios olhos. Mesmo que acenemos com a cabeça em concordância com esta advertência, é mais difícil de fazer do que parece. O capítulo 16, versículo 2, diz que “todos os caminhos…

  • ·

    Sê abençoado

    Quando falamos do desejo de sermos abençoados, todas as mãos se levantam. Todos querem ser abençoados, mas o que significa “bênção”? Desde o início da criação, a vontade de Deus era abençoar a Sua criação. Em Génesis 1:28 é dito: “E Deus os abençoou, e disse-lhes: “frutificai e multiplicai- -vos e enchei a terra e…

  • ·

    Ligados

    Quando as pessoas se afastam de ti deixa-as ir. Não tentes convencê-las a ficar. Não podes forçar ninguém a ficar contigo. O teu destino não está ligado a alguém que te tenha deixado, mas sim ligado com aqueles a quem Deus uniu a ti. Aqueles que estão unidos a ti vão ficar. As Escrituras falam sobre isto: “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido connosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos”(I João 2:19). Estes tempos de separação podem ser dolorosos, mas tu tens que continuar.

  • ·

    Submissão mútua

    Num mundo em que o pós-modernismo é a filosofia da maioria, verdades espirituais como “autoridade” e “submissão” tornaram-se turvas. O Pós-modernismo enaltece a ideia de que cada um determina por si mesmo o que é certo ou errado. A ênfase é no relativismo, e com relação a autoridade fala de submissão mútua.
    Isto enfraquece a ordem de Deus, a Sua autoridade, e o Seu propósito em relação à responsabilidade individual.