photo of moon on a dark sky

Quando orares

Jesus começou o Seu ensino sobre a oração dizendo: “Quando orares.” Ao dizer isto, Ele tomou como certo que os seus discípulos iriam orar. A oração não foi considerada uma opção, mas sim uma necessidade. Ele sabia que os seus discípulos, para segui-Lo e fazer a Sua obra, precisavam de saber como orar. A oração é transcendente, faz-nos ultrapassar os nossos limites humanos e leva-nos à Presença Divina. É o meio pelo qual o homem tem comunhão com Deus.

Cada um dos Evangelhos apresenta Jesus de uma forma distinta. Mateus retrata Jesus como Rei, Marcos descreve Jesus como Servo, João concentra-se na sua divindade como o Filho de Deus e Lucas fala da sua humanidade, sendo o Filho do homem. Jesus, como homem, precisava de orar. O Evangelho de Lucas é muitas vezes referido como o Evangelho da Oração. Ele revela-nos a vida de oração de Jesus. Cada um dos Evangelhos falam do batismo de Jesus e descrevem como os céus se abriram e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba, mas Lucas narra que foi enquanto Ele estava a orar. Os outros Evangelhos falam da escolha dos 12 discípulos, mas Lucas diz que Ele escolheu os 12 discípulos depois de passar a noite em oração. Todos os Evangelhos relatam a crucificação e morte de Jesus, mas Lucas diz que Jesus orou por aqueles que o crucificaram. Foi Lucas que observou, que enquanto Jesus orava deu-se a Sua transfiguração.

Jesus tinha o costume de orar. Enquanto os discípulos dormiam, Jesus orava. Depois de um longo dia a ministrar, Jesus ficava sozinho para orar. Jesus não era apenas o Filho do homem, mas também o Filho de Deus. Se Jesus precisava orar, quanto mais nós precisamos de orar? Jesus não sugere que nós oremos, Ele espera que oremos. Assim como Ele orou em tempos de crise, nós também devemos orar. Assim como Ele orou por direção, nós também devemos orar. Assim como Ele orou por renovação e fortalecimento, nós também devemos fazer. A oração é a nossa salvaguarda.

A Igreja Primitiva nasceu de uma reunião de oração. Os discípulos seguiram os passos do Senhor e fizeram da oração um estilo de vida. Eles oraram pelos doentes, eles oraram quando enfrentaram perseguição, eles oraram por provisão, eles oraram uns pelos outros e eles oraram quando enviaram pessoas para o ministério. Na verdade, eles oraram por todos em todos os momentos e, ao fazer isto, eles mudaram o mundo.

Escrituras Para Meditar:
Mateus 6:5-13; Lucas 3:21; 6:12; 23:34; 24:51; 9:29; I Tessalonicenses 5:17; I Timóteo 2:1.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «When You Pray» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Ligados

    Quando as pessoas se afastam de ti deixa-as ir. Não tentes convencê-las a ficar. Não podes forçar ninguém a ficar contigo. O teu destino não está ligado a alguém que te tenha deixado, mas sim ligado com aqueles a quem Deus uniu a ti. Aqueles que estão unidos a ti vão ficar. As Escrituras falam sobre isto: “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido connosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos”(I João 2:19). Estes tempos de separação podem ser dolorosos, mas tu tens que continuar.

  • ·

    Vamos surfar!

    Eu nunca surfei na minha vida, mas vivo perto de uma praia que é famosa entre os surfistas. Todos os dias, há um número de almas corajosas, que tentam o seu melhor para apanhar ondas. A água é fria, mas isso não os impede de surfar. A minha esposa e eu gostamos de nos sentar num penhasco acima da praia e de vê-los fazer os seus truques. Pode-se distinguir quais são os profissionais. Eles conseguem ler as ondas e mantêm-se sobre elas mais tempo que os outros. Com eles o surf parece tão fácil, mas tenho a certeza de que é mais difícil do que parece.

  • ·

    Os filhos de Issacar

    O Senhor precisa de pessoas hoje que olhem para além da sua razão, cultura e passado para ver a intenção e propósito de Deus. Os filhos de Issacar foram também reconhecidos como pessoas que sabiam o que deviam fazer. Eles não conheciam apenas a verdade, mas tiveram a sabedoria de saber como aplicar a verdade para o benefício de toda a nação. Esta característica foi necessária no estabelecimento do reino de David. Estes homens permaneceram com David para o ajudar na consolidação de uma nação ferida e dividida. Eles reconheceram a escolha de Deus e acrescentaram os seus dons e chamada para ajudar na integração das tribos sob a autoridade de David.