Fé Sem Valor

“Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra”.

Tito 1:16

No Sermão do Monte, Jesus ensinou que quando o sal fica insípido para nada mais presta, e neste caso pode ser deitado fora. Esta ilustração refere-se a nós, a Sua igreja. Nós temos uma missão definida, que é influenciar a nossa geração com a mensagem do Reino. Se falhamos nisto, então a nossa fé não é válida, é sem valor.

Neste mundo pós-moderno, os valores absolutos são desprezados. A Bíblia é aceite como sendo verdade, mas não é relevante. Aceitam a Bíblia como sendo a verdade para a época bíblica, mas acham que para a geração de hoje a Bíblia deve ser reinterpretada e adaptada para cada situação e desejo pessoal. Nestes tempos tem sido apresentada uma salvação sem “Senhorio”, graça barata e uma crença fácil. “Repete depois de mim… apenas acredita… e tudo vai correr bem.” Nós tornamos tudo tão fácil, e ao fazermos isto, a igreja torna-se irrelevante e impotente. Judas avisou que nós estamos numa batalha pela fé (Judas 1:3). 

Fé sem valor, é quando dizemos que conhecemos Deus mas a nossa vida não reflete o Seu senhorio. Uma das músicas mais populares hoje é: “Empire State of Mind”, de Jay-Z e Alicia Keys. Eles são a voz que propaga o engano do inimigo quando cantam: “Jesus não te pode salvar. A vida começa quando a igreja termina.” Até mesmo Katy Perry, (ex-Katy Hudson), uma estrela pop em ascensão que diz ser cristã, disse numa entrevista para a revista “Rolling Stone”: “Deus ainda faz parte da minha vida, mas os pormenores da Bíblia são muito confusos para mim, e quando assim é, apetece-me vomitar. Esta é a verdade… eu ainda acredito que Jesus é o Filho de Deus. Mas também acredito em extraterrestres, e em pessoas enviadas por Deus para serem mensageiros, e em todo o tipo de loucuras.” Ela continuou a falar do seu ponto de vista relativista sobre moralidade, entre outras coisas. 

Se o poder do Evangelho não nos mudar, então os outros não vão mudar. Nós devemos ser como Jesus, não somente ter Jesus escondido em alguma parte da nossa vida. Jesus não está presente só para nos ajudar nas nossas confusões, mas Ele quer estar presente para governar e reinar em nossos corações. Nós não podemos pôr uma aparência piedosa e negar o Seu poder que nos transforma. Não deixem que a vossa fé se torne uma fé sem valor.

Escrituras para meditar
Jeremias 2:8; 7:28; II Timóteo 3:1-5, Tito 1:16; Mateus 5:13-16

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Worthless Faith» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Os filhos de Issacar

    O Senhor precisa de pessoas hoje que olhem para além da sua razão, cultura e passado para ver a intenção e propósito de Deus. Os filhos de Issacar foram também reconhecidos como pessoas que sabiam o que deviam fazer. Eles não conheciam apenas a verdade, mas tiveram a sabedoria de saber como aplicar a verdade para o benefício de toda a nação. Esta característica foi necessária no estabelecimento do reino de David. Estes homens permaneceram com David para o ajudar na consolidação de uma nação ferida e dividida. Eles reconheceram a escolha de Deus e acrescentaram os seus dons e chamada para ajudar na integração das tribos sob a autoridade de David.

  • ·

    Ligados

    Quando as pessoas se afastam de ti deixa-as ir. Não tentes convencê-las a ficar. Não podes forçar ninguém a ficar contigo. O teu destino não está ligado a alguém que te tenha deixado, mas sim ligado com aqueles a quem Deus uniu a ti. Aqueles que estão unidos a ti vão ficar. As Escrituras falam sobre isto: “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido connosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos”(I João 2:19). Estes tempos de separação podem ser dolorosos, mas tu tens que continuar.

  • ·

    O que o amor odeia

    Um dia destes, enquanto passava por diferentes canais na televisão, fiquei impressionado com a quantidade de programas cheios de violência, crime, ganância, luxúria e infidelidade sexual. Até os canais de documentários e história se focam em animais perigosos, crimes horrosos e fenómenos místicos assustadores. O mal atrai a atenção das massas e é o que…

  • ·

    Crê na Palavra

    A Palavra de Deus é para todas as pessoas e para todas as gerações. A Palavra de Deus é viva, ativa e gera fé em todos os que a recebem. Na verdade, é o único livro que quando lemos, somos lidos. A Palavra de Deus é Espírito e Vida. É a substância a partir da qual o mundo natural foi criado e é sustentado. Em Gênesis, é dito que o Espírito de Deus “…se movia sobre a face das águas” (1:2), Ele esperava que a Palavra fosse proclamada. Quando o “haja luz” foi pronunciado, o Espírito Santo teve a substância para criar luz. Assim como a pedra e a madeira são substâncias no mundo físico, a Palavra é a substância no mundo espiritual.

  • ·

    Construindo pontes

    Há anos, li um folheto evangelístico feito pela Campus Crusade. O nome era: “As Quatro Leis Espirituais”. Neste folheto, havia uma explicação clara do plano da Salvação. A segunda lei falava da brecha, originada pelo pecado, que separa o homem de Deus. E a terceira lei explicava como Deus enviou o Seu Filho, Jesus, para servir de ponte nesta lacuna, tornando-se assim o único caminho para o homem chegar a Ele.