Sê Santo como Deus é Santo

A Palavra de Deus diz: “Portanto santificai-vos e sede santos, pois eu Eu Sou o Senhor vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os, Eu Sou o Senhor que vos santifica”. (Levítico 20:7-8)

O nome de Deus aqui revelado é: YHWH-M`kaddesh; o Senhor que te faz Santo. Somente Deus é Santo e Ele torna claro que apenas Ele, e não a lei, pode limpar o Seu povo e torná-lo santo.

A santidade, durante muitos anos foi um enigma para mim. A igreja, em que cresci, pertencia a uma denominação do movimento da “santidade”. Na minha meninice, ouvi muitos sermões sobre santificação e santidade. A maioria das vezes, tinha a ver com a obediência às regras e costumes da nossa denominação. Na adolescência, comecei a questionar se aquelas regras eram realmente o que mais importavam, pois observava que a maioria não as praticava, em especial os jovens. Interpretei isto como hipocrisia, algo que era exigido por parte da igreja mas que era ridículo e impossível.

Para piorar as coisas, quando eu lia as Escrituras, sobretudo os ensinos de Jesus, via que o nível de santidade que era esperado ultrapassava aquilo que eu era capaz de conseguir. Eu lia versículos tais como: “…qualquer que atentar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério” e “…qualquer, que sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo.”, ou “… não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5:27-28, 21-22, 39). Eu sabia que não conseguia cumprir tudo isto, por isso afastei-me, e segui o caminho do pecado. O meu problema era que eu via a santidade como algo que somente eu tinha que fazer, em vez de ver que santidade é quem Deus é.

Santidade é possível quando o Espírito Santo vem habitar em nós. Isto ocorre quando nós acreditamos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e recebemos o perdão pelos nossos pecados. O Espírito Santo junta-se ao nosso Espírito e tornamo-nos um com Ele. Por causa do Seu trabalho redentor nas nossas vidas, nós somos limpos do pecado e feitos justos e santos aos Seus olhos. Na salvação nós conhecemos o Senhor como YHWH-M`kaddesh. O desenrolar desta obra em nós, é feito através da consagração diária das nossas vidas, quando nos entregamos mais e mais ao Senhor. Não é somente importante termos o Senhor, mas é também importante que o Senhor nos tenha a nós. É o “largar” o nosso eu e “deixar Deus” ter o controle das nossas vidas. Ele deseja transformar- nos à Sua imagem para sermos santos como Ele é Santo.

Escrituras para Meditar
Levítico 20:7-8; 11:44; João 17:17-19; I Tessalonicenses 5:23; I Coríntios 6:17; Apocalipse 15:4

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Be Holy As God Is Holy» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Grande fé

    Admiro realmente a tenacidade da mulher cananéia, que se aproximou de Jesus pedindo a libertação da sua filha oprimida por um demónio. Ela não aceitou um não como resposta, ao pressionar Jesus por ajuda. Jesus considerou a sua insistência como fé. Aliás, Ele disse que ela tinha grande fé, e que, por isso, receberia o…

  • ·

    Espera

    A espera não é para a inatividade, mas para nos mantermos ocupados em alcançar os perdidos com o Evangelho. É um tempo para fazer o bem e não desanimar. É importante considerar que todos nós, estamos a semear em todo o tempo. O que nós comemos, o que dizemos, os programas de televisão aos quais assistimos, os livros que lemos, o tempo gasto com a família e com os amigos, tudo vai produzir colheita no futuro, para o bem ou para o mal. Portanto, tem cuidado com o que semeias, pois será o pão que vais comer amanhã.

  • ·

    Quem é o Senhor?

    Ele é o nosso Pastor, o Altíssimo e Todo-suficiente. Ele revelou-Se a nós para que possamos conhecê-Lo. Ele conhece-nos pelo nome. Ele sabe tudo o que há para saber sobre nós. Ele criou-nos. Não devemos nós conhecê-Lo? Tu não podes conhecer a Deus vicariamente, nem virtualmente, nem teoricamente. Tu só podes conhecê-lo pessoalmente. O Senhor está a bater à tua porta. Tudo o que tens que fazer é abrir a porta da tua vida e pedir-lhe para entrar. Conhecê-Lo é amá-Lo.