people on beach

Na Terra como é no Céu: 17 a 23 de Novembro

Espírito Santo, o Consolador

Por: Elias e Joana Prudêncio

Em I Coríntios 1:3-4 é mencionado: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Em diversas ocasiões, a Palavra descreve o Espírito Santo como o Consolador (por ex. João 14:26). Deus atribuiu a uma das pessoas da Trindade a função de Consolar. Isto é demonstrativo da “preocupação” e importância que Deus atribui àquilo que passamos. Quando atravessamos dificuldades Deus está interessado. Quando está a ser demasiado difícil para continuar Deus está atento. Nas situações de maior dor Deus está connosco! Deus está interessado em nós! Ele não nos abandona ou espera que resolvamos os nossos problemas sozinhos e só depois aparece. Não, esta não é a essência de Deus! Ele quer lidar com as nossas questões! Mas esta forma de Deus agir não pressupõe que centremos tudo em nós. Ele não quer criar filhos egoístas! Como o versículo acima citado menciona, nós somos consolados (pelo Espírito Santo) para poder consolar outros na mesma medida. A vida que recebemos, o perdão que experimentamos, a presença que sentimos não é apenas para nós, mas sim para transmitir a quem nos rodeia. .

Tópicos de oração
· Eu quero sentir de forma real a presença do Teu Espírito Santo em mim!
· Eu reconheço que Tu não me deixas, independentemente da tempestade que estou a atravessar. Tu estás preocupado comigo. Tu estás interessado.

· Eu sinto neste momento a Tua presença Espírito Santo, o Consolador. Eu entrego-Te as minhas lutas. Eu entrego-Te as desilusões. Eu entrego-Te a tristeza que tenta vir sobre mim.

· Consola-me, liberta-me, vivifica-me para que eu possa ir e transmitir isso a quem se cruza comigo!


«Na Terra como é no Céu» será o nosso tema ao longo de 2019.
Semanalmente, para além dos artigos, serão partilhados tópicos de oração no Atalaia, em www.logoscc.org/artigos/na-terra-como-e-no-ceu e em www.facebook.com/logoscc

Similar Posts