people on beach

Toma o Teu Lugar: 8 a 14 de julho

Sou participante das alegrias e tristezas do restante Corpo!

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.
— 
Romanos 12:15

Em todo o capítulo 12 de Romanos, o Apóstolo Paulo exorta à união do corpo de Cristo. Especificamente no versículo 15 do capítulo 12, o Apóstolo Paulo encoraja-nos a participar das situações que o restante corpo atravessa. Se, por um lado, a Palavra exorta a não invejarmos o sucesso, a alegria, o festejo das conquistas dos membros do corpo, por outro ensina-nos que devemos ser participantes ativos das necessidades, tristezas e dificuldades uns dos outros.

Quando alguém alcança um objetivo para o qual estava a trabalhar, certamente que o irá festejar. Nesta situação temos duas posições que podemos tomar: ou invejamos essa situação, pois queríamos ser nós a passar por ela, o que invariavelmente leva-nos a afastar-nos uns dos outros (pelo menos do ponto de vista espiritual e até emocional) ou alegramo-nos pela vitória alcançada e participamos dessa vitória, assumindo-a uma vitória também de todos. Em certa medida, isso é alegrar-nos com os que se alegram: as conquistas juntam ainda mais o corpo e não o dividem.

Por outro lado, quando parte do corpo passa por uma adversidade, a Palavra exorta a que também participemos dessa situação. E não passa pelo ato de chorar em si mesmo necessariamente. Passa por assumir aquele sentimento como seu dividindo-se assim o peso que tal situação representa: “Levais as cargas pesadas uns dos outros e, assim, estareis cumprindo a Lei de Cristo” (Gálatas 6:2). Em igual medida, ao termos compaixão e assumirmos aquela adversidade como nossa, isso permite-nos orar e clamar perante Deus de uma forma mais fervorosa.

No fundo, através deste texto, o Senhor pretende uma vez mais levar a que a igreja (Corpo de Cristo) viva de forma unânime em todos os aspetos. Logo a seguir, em Romanos 12:16 a Palavra diz “Sede unânimes entre vós”. Este é o desejo do Pai: que os seus filhos sejam unidos em tudo!

Procuremos estar em unidade e ser participantes das alegrias e tristezas uns dos outros para mantermos o corpo bem ligado!

Tópicos de oração

· Reconheço que faço parte de UM SÓ corpo em Cristo e não vivo uma vida individualista!
· Participo das conquistas dos meus irmãos e rejeito qualquer sentimento de inveja na minha vida!

· Participo nas adversidades dos meus irmãos e rejeito qualquer sentimento de gozo ou de julgamento perante essas adversidades!

· Ajudo a levar as cargas dos meus irmãos.


TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.

Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.

[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]

Similar Posts