woman looking at sea while sitting on beach

Estás tu cheio de fé ou de medo?

Nos próximos devocionais, eu vou lançar um desafio para nos examinarmos. Não devemos julgar os outros, mas sim a nós mesmos. As Escrituras dizem que se nos julgarmos corretamente não seremos julgados, (I Coríntios 11:28-31). Na segunda carta aos Coríntios, é dito que nos devemos examinar para ver se permanecemos na fé (13:5). Portanto, esta é a pergunta pela qual vamos começar. Estamos cheios de fé ou de medo?

Pessoas têm vindo ter comigo pedindo-me para orar para que elas possam ter mais fé. Elas encontram-se muito fracas na fé e atormentadas pelo medo. Os seus problemas parecem esmagadores e em desespero elas clamam por ajuda. O que muitas pessoas não sabem é que a fé não vem através da oração, mas pelo ouvir a Palavra de Deus. Ao olharmos para a Bíblia, como nossa referência para a fé, provavelmente vamos descobrir que realmente temos mais fé do que pensamos ter.

Abraão, é um bom exemplo de um homem cheio de fé. Na verdade, ele é chamado o pai da fé. Romanos, capítulo 4:19, diz que apesar do seu corpo estar fraco e amortecido, e o ventre de Sara ser estéril, ele não vacilou na sua fé. Ele não permitiu que as circunstâncias o deixassem desanimado. O medo não condicionou a sua vida.

Vamos ler Romanos 4:20-21, para vermos como Abraão cresceu forte na sua fé: “Não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus. E estando certíssimo do que o que Ele tinha prometido também era poderoso para o fazer”. Primeiro, ele deu glória a Deus pela promessa que ele recebeu. Nós faríamos isto? Louvaríamos ao Senhor pelas promessas que Ele nos deu? Eu acho que sim.

A próxima coisa que vemos em Abraão, era que ele estava plenamente convencido de que Deus poderia cumprir a Sua promessa. Ele sabia que fisicamente não tinha capacidade para ver cumprida a promessa, mas Deus poderia fazê-lo. Ele estava fraco, mas Deus é forte. Estamos nós convencidos de que Deus pode fazer tudo o que Ele disse na Sua Palavra? Estes são os dois requisitos para ter uma fé forte: dar glória a Deus pelas Suas promessas e estarmos plenamente convencidos de que Ele pode fazer o que disse que faria. Se preenchermos estes dois requisitos, então também somos fortes na fé.

O medo é uma mentira do diabo. O medo coloca o cumprimento da promessa sobre os nossos ombros. O medo olha para as circunstâncias e projeta-as para o futuro. As promessas de Deus são “negócio” de Deus. O que Ele diz, Ele vai cumprir. Não escutes o temor. Ouve a Palavra de Deus e crê. Não te vais decepcionar.

Escrituras Para Meditar
I Coríntios 11:28; II Coríntios 13:5-8; Romanos 4:17-21; 10:17

[Read the devotional «Are You – Full Of Faith Or Fear?» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts

  • ·

    Ansiar por mais

    A minha mulher adora ansiar pelas coisas. Acredito que ela  encontra mais alegria no desejo de um acontecimento esperado do  que mesmo na sua realização. Depois de uma noite maravilhosa  de um passeio juntos, ela pergunta quando será a próxima.  O nosso terceiro filho é exactamente como ela nisto. Adora comer  e, depois de apreciar…

  • ·

    Rodeado pelo inimigo

    A perspectiva de Deus é: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”(Salmo 91:7), “Maior é aquele que está em vós do que o que está no mundo” (I João 4:4), “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará” (Isaías 54:17),”vindo o inimigo vem como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira” (Isaías 59:19). Deus está no trono e Ele ri dos planos do inimigo. A Sua palavra é a palavra final. Jesus orou para que não fossemos tirados do mundo, mas para que os problemas do mundo não reinassem sobre nós.

  • ·

    O que o amor odeia

    Um dia destes, enquanto passava por diferentes canais na televisão, fiquei impressionado com a quantidade de programas cheios de violência, crime, ganância, luxúria e infidelidade sexual. Até os canais de documentários e história se focam em animais perigosos, crimes horrosos e fenómenos místicos assustadores. O mal atrai a atenção das massas e é o que…

  • ·

    Atalaias

    Nos tempos bíblicos, os atalaias eram de grande importância  para a segurança e bem-estar de uma cidade. Ezequiel foi  chamado como profeta para ser um atalaia sobre Israel. Ele devia  ouvir a Palavra do Senhor e depois avisar a nação (Ezequiel 3:17).  Ser um vigia era um compromisso contínuo. Isaías descreve a  intensidade desta posição…

  • ·

    Submissão mútua

    Num mundo em que o pós-modernismo é a filosofia da maioria, verdades espirituais como “autoridade” e “submissão” tornaram-se turvas. O Pós-modernismo enaltece a ideia de que cada um determina por si mesmo o que é certo ou errado. A ênfase é no relativismo, e com relação a autoridade fala de submissão mútua.
    Isto enfraquece a ordem de Deus, a Sua autoridade, e o Seu propósito em relação à responsabilidade individual.