Faz o teu melhor

Hoje, fala-se muito sobre a execução de multitarefas, sobre o desenvolvimento dos dois hemisférios cerebrais e sobre ser ambidestro. Ao fazer tanto para maximizar os teus talentos e aprimorar as tuas habilidades, para além de te tornares num “burro para todo o serviço”, também te tornas um “mestre de nada”. A minha esposa é uma artista. Ela sabe pintar paisagens, edifícios e pessoas, mas ela é realmente boa a pintar retratos. A sua capacidade de capturar a semelhança de uma pessoa é fenomenal. Agora, ela como pintora, podia trabalhar outros estilos: impressionista, moderno ou cúbico, mas então ela nunca seria uma mestre naquilo em que é boa. Aqueles que são habilidosos no que fazem sobem ao topo. Provérbios 22:29 diz: “Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior”. Ser habilidoso em algo exige muita concentração no trabalho.

Christopher Cook nasceu em 1979 e é um antigo nadador inglês, Olímpico e Europeu. Quando começou a sua carreira na natação, não era conhecido pelos treinadores olímpicos. Ele era um bom nadador, mas não era bom o suficiente para nadar em torneios internacionais. Ele passou horas diariamente a praticar, a competir em todos os eventos disponíveis para ele, assim como horas a tentar comercializar a sua imagem, mas sem sucesso. Aqueles, com as ligações certas, não lhe deram oportunidade. Depois de vários anos de frustração, o Chris tentou outra abordagem. Ele contratou Ian Oliver como seu treinador pessoal. Este disse-lhe para parar de tentar fazer-se conhecido a certas pessoas, mas para apenas se concentrar em nadar duas voltas na piscina. Como se concentrou em apenas uma única coisa, os seus tempos melhoraram. Ele especializou-se em nadar 100 metros bruços e foi vencedor de medalhas na Commonwealth e nos Jogos Olímpicos. Depois de Chris Cook se tornar excelente em apenas uma coisa, ele conseguiu cumprir o seu sonho de ser um nadador olímpico.

Quando Deus mandou Moisés construir o Tabernáculo, Ele escolheu aqueles que eram excelentes artesãos, gravadores e bordadores. Ele não podia confiar uma tarefa tão importante àqueles que sabiam simplesmente como fazer o trabalho, mas confiou àqueles que eram excelentes e habilidosos. David foi escolhido pelo rei Saúl para acalmar a sua alma atormentada, porque David tocava a sua harpa com excelência. O rei Salomão escolheu Hirão-Abi para se encarregar de construir o Templo, porque ele era um artesão hábil. Rute tornou-se conhecida por Boaz e depois foi escolhida para ser sua esposa, porque ela era uma excelente mulher. Provérbios 12:4 diz que uma excelente esposa é uma coroa para o marido, e no capítulo 31 diz que ela é mais preciosa do que o ouro.Fazer o seu melhor exige um investimento de tempo e energia. Ninguém nasce habilidoso mas torna-se hábil. Alguns dizem que os nossos talentos são dados por Deus, mas realmente os nossos talentos são o resultado de muitas horas de prática e trabalho, que resulta num excelente talento que podemos oferecer a Deus. Paulo exorta a Igreja de Colossos a fazer o que quer que façam, com todo seu coração como ao Senhor (Colossenses 3:23). A excelência honra a Deus! Esforça-te para dar o teu melhor enquanto marido ou esposa, enquanto pai ou mãe e enquanto trabalhador ou líder. Não te conformes com a mediocridade. Não sejas apenas melhor do que qualquer outra pessoa. Sê o melhor no que fazes e em quem és. Faz o teu melhor para Deus.

Escrituras Para Meditar:
Provérbios 22:29; 31:10; 12:14; Êxodo 35:35; Rute 3:11; I Samuel 16:16; II Crónicas 2:13-14; Colossenses 3:23

[Read the devotional «Do Your Best» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts