gray round clay pot

Nunca deixes de trabalhar

Apesar de um dos Dez Mandamentos ser: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8), é o único que Jesus parecia quebrar continuamente (pelo menos aos olhos dos líderes religiosos). Este quarto mandamento é o que tem a maior explicação acrescentada, pois parece ser o mais difícil de obedecer. Ao longo dos anos, mais emendas foram acrescentadas para explicar o que significava não trabalhar no Sábado. Fosse a distância que se podia andar, ou a preparação de alimentos para comer, este único mandamento ficou tão embrulhado em tradições e em regras, que só os peritos da lei podiam determinar se alguém estava a infringir a lei ou não. Jesus deu-lhes um problema, porque muitas das “boas obras” que Ele fez, Ele fez no sábado.

Sábado, em hebraico, significa descanso. É o feriado mais importante para os judeus, pois celebra, semanalmente, a conclusão da criação. O sétimo dia, foi o primeiro dia do homem, visto que ele foi criado no sexto dia da semana. Tal como um dia começa à noite, que é quando se descansa, o primeiro dia do homem começou por entrar no descanso de Deus. Deus não descansou por estar cansado; este dia foi separado para ser um dia em que o homem pudesse desfrutar da sua relação com o Senhor, antes de fazer qualquer outra coisa. Jesus explicou isto aos escribas e fariseus quando disse: “o sábado foi feito por causa do homem, não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27). Os líderes religiosos tinham perdido o verdadeiro sentido do descanso e, assim, caído na hipocrisia no seu zelo de serem obedientes. Eles autorizavam que alguém salvasse uma ovelha que tinha caído num poço, mas não a ajuda a um filho de Abraão que precisava de cura. O repouso do Senhor era entrar no Seu trabalho acabado, curar os doentes, desatar os laços da maldade e libertar os oprimidos. Em resposta às acusações, Jesus disse: “O meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17).

O Salmista escreveu: “Todavia, Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra” (Salmo 74:12). Deus nunca deixou de realizar os Seus propósitos aqui na descansou de abençoar a humanidade e atrair-la a Si mesmo. Jesus viu o Seu Pai a trabalhar e por isso apenas fez o que O viu fazer. Jesus não estava a infringir a lei, mas a cumpri-la. A lei do Sábado era para beneficiar o homem, não para o prender. Porque Jesus veio contra o entendimento deles de não trabalhar no Sábado, os líderes religiosos procuraram matá-Lo. Ele confrontou a hipocrisia deles e disse, sem papas na língua, que era lícito fazer o bem no Sábado (Mateus 12:12). O homem tinha mais valor do que os seus animais e as suas tradições.

Tal como o homem foi criado numa sexta-feira, Jesus foi crucificado numa sexta-feira. Nesse sábado, enquanto o corpo de Jesus estava no túmulo, Ele trabalhava. As Escrituras dizem que Jesus desceu ao Hades e pregou aos espíritos presos antes dos dias de Noé (1 Pedro 3:19-20). Ele também levou os que estavam no Paraíso, ou no seio de Abraão, para o Céu (Efésios 4:8-10). E depois Ele tirou as chaves da morte e do Hades do controlo de Satanás (Apocalipse 1:18). Jesus não estava num sono profundo à espera da ressurreição, Ele estava a trabalhar. Ele apresentou o Seu sangue derramado como pagamento pelo pecado da humanidade e cancelou o argumento que o inimigo tinha contra nós. A Sua ressurreição quebrou o poder de Satanás, do pecado e da morte.

Eu adoro a canção Way Maker (“Fazedor de caminhos”). Termina com: “Mesmo que eu não consiga ver, estás a trabalhar, mesmo que não consiga sentir, estás a trabalhar. Tu nunca paras, Tu nunca paras de trabalhar”. Jesus está sempre a trabalhar, sempre a interceder, sempre a construir a Sua igreja, sempre! Nós devemos fazer o mesmo. Deixemos de ser espectadores e de tirar folga. Cuidemos assuntos do nosso Pai e nunca deixemos de trabalhar.

Escrituras Para Meditar
Salmos 74:12; João 5:17;Mateus 12:12; 16:18; 1 Pedro 2:5; Hebreus 7:25

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Never Stop Working» in English.]

Similar Posts