people on beach

Clima de honra

Tenho experimentado que em um ambiente onde há honra, existe também unção. Isso leva-me a pensar sobre a importância de uma atitude neste sentido.

Se olharmos para a Bíblia, em dada altura o Senhor repreende o povo porque O honravam com os lábios mas não com o coração.

«Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;» — Isaías 29:13

Percebemos então, que a honra ao Senhor é muito mais que meras palavras que falamos ou cantamos, e sim um estilo de vida. Creio que o Rei David, é um ótimo exemplo de alguém que honrava ao Senhor, vejo em sua vida 5 atitudes que demonstravam esta honra não apenas com palavras mas de coração:

1. Cria que Deus, é um Deus Vivo

«Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?» — 1 Samuel 17.26

É muito fácil falarmos que o nosso Deus é Vivo, mas quando surgem as situações e obstáculos, por vezes, agimos como se Deus não pudesse fazer nada.

2. Reconhecia a Omnipresença de Deus

«Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; Ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.» — 1 Samuel 17:37

Reconhecia que Deus estava presente em todas as situações,  reconhecia a ajuda do Senhor com ou sem publico. Nem sempre é fácil sermos os mesmos em lugares  diferentes, mas não faz sentido essa diferença, pois o Senhor está em todo lugar.

3. Fazia tudo, como sendo para Deus

«Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.» — 1 Samuel 16:18

É notório o empenho de Davi em tudo que fazia. A palavra nos adverte em fazer tudo como se fosse para Deus (1 Cor 10.31).

4. Honrava o Ungido de Deus

«E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?
Disse mais Davi: Vive o Senhor que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá.
O Senhor me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos.»
— 1 Samuel 26:9-11

Quando amamos a Deus este amor inevitavelmente será transformado também em amar o próximo (1 João 4.10), penso que este principio também pode ser aplicado em relação a honra, e David é um exemplo disso. Ele honrava ao Senhor de coração e naturalmente esta honra se refletia em honrar ao rei, mesmo contra as circunstancias naturais.

5. Consolava-se com a correção

«Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.» — Salmos 23:4

Acho incrível como David refere que a vara e o cajado do Senhor eram um consolo para ele. Como pastor de ovelhas, ele sabia que estes dois instrumentos entre outras funções, serviam para corrigir as ovelhas. Quando honramos ao Senhor de coração, por mais difícil que seja, a Sua correção nos trará consolo.

Similar Posts