people on beach

Toma o Teu Lugar: 11 a 16 de Novembro

Amor: o suporte na batalha!

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
— I Coríntios 13:1

Neste texto o Apóstolo Paulo utiliza uma comparação curiosa para ressaltar a importância do amor. Em primeiro lugar, o Apóstolo Paulo salienta que o conhecimento máximo deste mundo (“línguas dos homens”) e o maior conhecimento espiritual (“línguas dos anjos”) possíveis de serem adquiridos pelo homem são inferiores ao amor. De uma forma muito simples, Paulo sujeita o auge do conhecimento humano e a mais elevada manifestação dos dons espirituais ao fruto do Espírito que é o Amor.

De seguida, Paulo compara a falta de amor a um metal que soa ou a um címbalo que retine – um címbalo é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, o bronze, o cobre e/ou a prata. Paulo está claramente a fazer uma analogia: como podemos ser instrumentos musicais de metal se não tivermos amor?

Se estes instrumentos forem tocados sozinhos apenas fazem barulho e não criam uma melodia, ou seja, não há música. Sem amor, o que produzimos – tenha ou não sucesso – não passa de ruído.

Assim como a melodia é o suporte de qualquer música, o amor é o suporte da vivência cristã. O amor é a base para enfrentar as batalhas, para vencer as lutas, para exercer o nosso ministério. Sem amor tudo se torna inútil e sem sentido, não passando apenas de ruído.

Procuremos ser cheios do perfeito amor de Deus através do Seu Espírito Santo mais do que qualquer outra coisa nesta vida.

Tópicos de oração
· Busco o Teu amor que nunca acaba!
· Reconheço que sem o Teu amor em mim tudo fica vazio!
· Mais do que os dons do Espírito procuro com ousadia e determinação o fruto do Espírito!
· Reconheço que o amor é o suporte de todas as coisas que pretendes construir em mim!


TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.

Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.

[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]

Similar Posts