Crê na Palavra

[Read the devotional «Believe The Word» in English.]

A Bíblia é mais do que uma coleção de livros históricos, éticos e poéticos. É a Palavra de Deus. Não pode ser tomada como menos, pois a própria Bíblia afirma a sua origem. “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja apto, e plenamente preparado para toda a boa obra” (II Tim. 3.16,17).

A Palavra de Deus é para todas as pessoas e para todas as gerações. A Palavra de Deus é viva, ativa e gera fé em todos os que a recebem. Na verdade, é o único livro que quando lemos, somos lidos. A Palavra de Deus é Espírito e Vida. É a substância a partir da qual o mundo natural foi criado e é sustentado. Em Gênesis, é dito que o Espírito de Deus “…se movia sobre a face das águas” (1:2), Ele esperava que a Palavra fosse proclamada. Quando o “haja luz” foi pronunciado, o Espírito Santo teve a substância para criar luz. Assim como a pedra e a madeira são substâncias no mundo físico, a Palavra é a substância no mundo espiritual.

Tu podes construir com ela, firmar-te nela, ser nutrido por ela e andar na sua luz. Quando Jesus, ao ser tentado, confrontou o diabo, Ele disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que precede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Aqueles homens e mulheres que se distinguiram por causa da sua fé, simplesmente acreditaram na Palavra de Deus. Pedro pescou toda a noite sem apanhar um único peixe, mas quando o Senhor lhe disse para lançar novamente as redes, ele apanhou quantidades superiores às que o seu barco poderia suportar. Ele era um pescador experiente e sabia que não havia peixe para ser pescado, mas decidiu acreditar na Palavra de Jesus, e não na sua lógica. Pedro disse: “…mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede” (Lucas 5:5).

Um centurião romano chamou por Jesus, e pediu-Lhe que curasse o seu servo. Ele não se sentiu digno de receber Jesus em sua casa, então ele pediu a Jesus para simplesmente dizer uma palavra e o seu servo seria curado (Lucas 7:1-9). Pedro andou sobre as águas, quando ouviu Jesus dizer “vem”, também houve a água que se transformou em vinho, Lázaro que ressuscitou dentre os mortos, os leprosos que foram curados, e tantos outros testemunharam que a Palavra era de Deus; A Palavra é Deus.

Não se pode separar Deus da Sua Palavra. João diz que a Palavra se tornou carne, ou seja, Jesus é a Palavra de Deus. Tu podes acreditar ou não acreditar, mas não podes mudar este facto. Tu não podes tirar da Palavra ou adicionar à Palavra; apenas acredita na Palavra. Não precisas de entender a Palavra para crer nela. Há muitas coisas que eu não entendo, mas eu acredito nelas. Eu não entendo como funciona a eletricidade, ou os aviões ou os computadores, mas eu acredito neles. Quanto mais devemos apenas crer na Palavra de Deus revelada?

Os pensamentos de Deus são mais elevados do que os nossos pensamentos; os Seus caminhos mais altos que os nossos, então pára de julgar, analisar, dissecar a Palavra de Deus; apenas crê. No século XIX, John Sammis escreveu um coro com o título: “Confie e Obedeça”. Tem sido apreciado por muitos ao longo dos anos.
A letra diz:

“Quando andamos com o Senhor,
na Luz da Sua Palavra,
que glória Ele derrama no nosso caminho;
Enquanto fazemos a Sua boa vontade,
Ele permanece connosco,
e com todos os que confiam e obedecem.
(Refrão)
Confie e obedeça,
pois não há outra maneira de ser feliz em Jesus,
senão confiar e obedecer”.

Esta é a chave para uma vida bem-sucedida e realizada: Acredite na Palavra.

Escrituras Para Meditar
João 4:50; Mateus 14:28-31; Mateus 4:4; Lucas 5:5; 11:28; Isaías 55:11; Provérbios 21:30

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa