O Justo Se Levantará

Em Provérbios lemos: “Sete vezes cairá o justo e se levantará” (Provérbios 24:16). Isto, realmente, é verdade. Aqueles que conhecem a Deus não desistem. Todos caem, seja em pecado, em tentação, ou na carne, mas o importante é o que se segue. Ele permanece caído? Amaldiçoa a Deus e culpa os outros? Ou será que sacode a poeira e levanta-se? David Livingstone, missionário pioneiro e médico em África, disse: “Eu decidi nunca parar sem ter chegado ao fim e cumprido o meu propósito”. No século XIX, Livingstone foi o primeiro missionário a levar o Evangelho ao interior da África. Ele confrontou tribos hostis, doenças e muitas dificuldades enquanto viajava de Angola a Moçambique e da África do Sul para o Quénia. Ele poderia ter desistido a qualquer momento, mas a sua fé levantou-o. Ele disse: “Eu vou a qualquer lugar, desde que seja em frente”.

Os justos são aqueles cujos pecados foram perdoados e que nasceram de novo. A justiça não é merecida, mas imputada àqueles que crêem em Jesus como seu Senhor e Salvador. Paulo disse aos Coríntios que, por estarem em Cristo, eles se tornaram a justiça de Deus (2 Coríntios 5:21). Justiça é estar bem diante de Deus. Através do sangue de Jesus, o pecado foi expiado. O perdão purifica o pecado que nos tinha separado de Deus e é como se nunca tivéssemos pecado. Nós recebemos o perdão confessando os nossos pecados diante de Deus. 1 João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

João diz ainda que, se pecarmos, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (2:1). Em vez de sermos condenados somos perdoados. Em vez de ficarmos caídos, podemo-nos levantar. Ficar caído é permanecer no pecado. Ficar caído é aceitar a condenação e a derrota. Todos caem, mas é o justo que se levanta novamente. Confessa o teu pecado. Recebe o perdão. Agora, levanta-te e começa a andar em frente novamente. Já reparaste que Jesus Cristo é a nossa justiça? Porque Ele é, nós somos. Estamos em Cristo e Cristo está em nós. Tal como as Escrituras dizem: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O velho já passou; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Depois de caíres podes sentir que é impossível levantares- -te novamente, mas lembra-te que maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo (1 João 4:4). Jesus é Super. Nós somos homens e mulheres. Então, o que somos nós quando Jesus está nas nossas vidas? Super-homens e Super-mulheres! Levantamo-nos na força do Senhor, e não na nossa. Meros homens vivem da força da sua carne, da força humana e da natureza. É por isso que eles se dividem em contendas, luxúrias e invejas. Mas ao vivermos do homem interior, da natureza divina de Cristo em nós, tornamo-nos mais do que vencedores. Com Cristo podemos subir com asas como águias. Nós podemos correr sem nos cansarmos. Podemos caminhar sem desfalecer (Isaías 40:31).

Olha para onde queres ir, não para onde não queres ir. Quando Pedro olhou para o Senhor, andou sobre as águas, mas quando ele olhou para as circunstâncias, ele começou a cair. Pedro pensou que, como homem ele poderia perdoar até sete vezes. Mas Jesus disse que ele deveria perdoar até 70×7. O homem tem limites. O super-homem não. Assim, se caíres sete vezes, podes levantar- -te novamente.

Escrituras Para Meditar
Provérbios 24:16; I Coríntios 3:3; Romanos 4.5-6; II Coríntios 5:21; I João 1:9; 4:4; Romanos 8:37

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Righteous Rise Again» in English.]

Similar Posts

  • ·

    O zelo de Cristo

    Jesus foi um verdadeiro radical. Ele não era passivo ou indiferente. Ele viveu com intensidade e vigor. A Sua vida foi direcionada com um propósito e vivia cada dia como se fosse o último. Quando o templo foi usado como mercado, e os discípulos de Jesus viram a Sua ira, lembraram-se da profecia nos Salmos que diz: “Pois o zelo da tua casa me devorou…,” (Sl. 69:9; João 2:17). O Seu zelo fez com que agisse. Ele fez um chicote com cordas, virou as mesas dos cambistas e expulsou as ovelhas e o gado. Estou certo de que o Seu zelo deixou os Seus discípulos um pouco nervosos, porque o zelo leva-nos por um caminho no qual muitos não estão dispostos a andar. O zelo coloca-nos na linha da frente. O zelo provoca críticas e perseguição.

  • ·

    Amor sem medo

    Quanto os Estados Unidos da América estavam em plena  guerra civil, o Reverendo M. R. Watkinson enviou uma carta  ao Ministro das Finanças, Salmon P. Chase, pedindo que Deus  fosse reconhecido e honrado na moeda da nação. Ele estava  preocupado que a imagem da “deusa da liberdade” estabelecesse  o curso da América como sendo uma…

  • ·

    Sair das profundezas

    Os Salmos reflectem a realidade da existência humana. A vida não é um “mar de rosas” o tempo todo. Há momentos em que passamos pelo “vale da sombra da morte” (Salmo 23:4). E há tempos de “pastos verdes e águas tranquilas” (Salmo 23:2). Em cada uma das experiências da vida, Deus promete estar connosco. Os lamentos, nos Salmos, ajudam-nos a encontrar o nosso caminho das “profundezas” para o nosso Senhor.