bokeh photography

Deixa a tua luz brilhar

Uma das maiores batalhas da história de Israel foi ganha apenas com tochas e trombetas. Isto aconteceu no período dos juízes, quando os midianitas oprimiam e governavam sobre Israel. Na altura de cada colheita, os exércitos midianitas iam a cada aldeia israelita para ficar com o fruto do seu trabalho. Os tempos eram difíceis e as pessoas começaram a clamar ao Senhor por livramento. Deus escolheu uma pessoa inesperada para libertar Israel. O seu nome era Gideão, filho de Joás. Israel não tinha armas de guerra e nenhum exército treinado. Durante anos eles foram saqueados pelos seus inimigos e o medo governava os seus corações. Lembravam-se das histórias dos seus antepassados, e de como Deus os tinha libertado da escravidão no Egito, mas há muito que tinham abandonado o Deus dos seus antepassados para servir os deuses dos seus opressores.

Como nos dias de Moisés, Deus não precisava de exércitos para derrotar o inimigo. Ele só precisava de obediência. O medo era o maior obstáculo, e Deus primeiramente, tinha de libertar Gideão deste inimigo interior, antes dele conduzir o povo em vitória. Ele estava escondido no lagar do seu pai quando o anjo do Senhor se aproximou. As suas dúvidas foram confrontadas quando o anjo se dirigiu a ele desta forma: “O Senhor está contigo, ó homem valoroso” (Juízes 6:12). Os argumentos de Gideão baseavam-se nas suas limitações. Ainda assim, Deus respondeu com o Seu poder e força. Finalmente, Gideão reconheceu e apelou às tribos para se unirem na batalha contra os midianitas. Trinta e dois mil responderam. Estes fazendeiros desarmados, sem treino, eram poucos em comparação com as centenas de milhares de soldados bem treinados que insurgiam contra eles, mas mesmo assim Deus disse que eles eram muitos. Ele disse a Gideão para mandar para casa todos os que estavam com medo e vinte e dois mil voltaram para as suas tendas. Dez mil permaneceram, mas o Senhor testou- -os novamente e ficaram apenas 300.

Estes 300 israelitas foram instruídos a levar apenas um cântaro, uma tocha e um trompete. O cântaro era para esconder a tocha, até ao momento certo. Eles rodearam o acampamento dos anfitriões dos midianitas e quando Gideão deu o sinal todos quebraram os cântaros, a luz das tochas brilhou, as trombetas foram sopradas e todos gritaram: “A espada pelo Senhor e por Gideão” (Juízes 7:20). Os inimigos começaram a matar-se uns aos outros e a fugir para salvar as suas vidas. Naquele dia, mais de 120.000 soldados poderosos foram mortos e o povo de Israel foi liberto.

A lição que podemos aprender é que a luz em nós deve ser vista para a escuridão ser expulsa. Devemos deitar fora o cântaro que esconde a tocha. Devemos deixar a nossa luz brilhar diante dos homens e anunciar as boas obras do Senhor. O medo é como o cântaro que oculta a luz. Quando a luz brilha, o medo que o impede passa para o inimigo e ele é destruído. Todo Israel foi abençoado por causa da obediência de alguns homens que deixaram a sua luz brilhar. Eles tocaram as trombetas e corajosamente gritaram: “Pelo Senhor e por Gideão”. Isto fala de parceria. A espada do Senhor é a força divina e a espada de Gideão é o envolvimento humano. Sem o Senhor não podemos fazer nada, mas sem o nosso envolvimento, Ele não fará nada. Grita: “Eu posso fazer todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Mais uma vez, grita: “Nós somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37). Pensar que Deus fará tudo sozinho é presunção. Pensar que podemos fazê-lo sem Deus é orgulho. Aqueles que andam na escuridão estão à espera que a tua luz brilhe. A sua salvação está à espera da tua obediência.

Escrituras Para Meditar
Juízes 7; Isaías 9:2; Mateus 5:14-16; Lucas 11:33; Romanos 8:37; Filipenses 4:13

[Read the devotional «Let Your Light Shine» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts