photo of moon on a dark sky

O choro dura uma noite

Ao escrever este devocional, o mundo está a atravessar uma grande  pandemia. Todas as nações da Terra foram afectadas e, até à data, já  se registaram milhões de mortes. Durante o surto desta praga, muitas  famílias nem sequer puderam estar com os seus parentes queridos  no hospital, e o que tem sido especialmente difícil é o não poder  estar presente quando um membro da família morre, ou reunir com  os amigos e familiares num funeral. Este vírus não faz acepção de  pessoas, uma vez que todas as raças, idades e níveis da sociedade  têm sofrido na mesma medida. À medida que esta pandemia tem  continuado, parece que o mundo mudou para sempre, e que a  tristeza se tornou o novo normal. 

Não importa quão profunda seja a escuridão à nossa volta, o facto  é que Deus ainda está no trono. Ele não Se esqueceu de nós no nosso  desespero, nem nos virou costas quando clamámos a Ele. David  aprendeu isto nas muitas adversidades que suportou. Ele escreveu:  “… o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”  (Salmo 30:5b). Tens acordado de noite com dificuldade em voltar a  dormir? Parece que a noite continua para sempre e a manhã nunca  chega? Sofrimento é assim. Ele tenta convencer-nos de que nunca irá  acabar. É durante estas longas noites que o desespero se instala e as  tentações de duvidar atacam tão severamente. Mas a verdade é que o  sofrimento é temporário por natureza. 

O Salmo 23 é a passagem bíblica mais lida em funerais e tem  confortado tantos ao longo dos séculos: “Ainda que eu andasse pelo  vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás  comigo” (Salmo 23:4). Aqui David está, mais uma vez, a lembrar-nos  de que o que estamos a passar é temporário. Estamos a atravesar, é  uma passagem, não é para toda a vida. A melhor coisa a fazer quando  passamos pelo vale é continuar a andar. Não pares. Quando sofremos  existe uma tentação forte de nos sentarmos e começarmos a sentir  pena de nós próprios. Surgem pensamentos como estes: “Porque é  que isto está a acontecer comigo?” ou “O que é que eu fiz para merecer  isto?” Em vez de alimentares as tuas mágoas, tens de dispersá-las.

Ao ler as provações de Paulo, o que ele passou é suficiente para  desencorajar qualquer um de nós. Na sua carta aos Coríntios,  escreveu que tinha sido açoitado cinco vezes, (39 chicotadas cada  uma), três vezes com varas, tinha sido apedrejado e deixado a morrer,  três vezes naufragado, na prisão durante anos, ele tinha sido roubado,  traído por falsos irmãos, tinha enfrentado a fome, sede… uau…  e mais (2 Coríntios 11:23-27). Depois de Paulo ter escrito esta  carta, foi de novo preso e enviado a Roma para ser julgado perante  César. Na viagem eles naufragaram e encalharam na ilha de Malta.  Os habitantes receberam-nos e acenderam uma fogueira para os  aquecer da chuva e do frio. Enquanto Paulo recolhia lenha para a  fogueira, uma víbora agarrou-se à mão de Paulo. Tenho a certeza que  qualquer um de nós reagiria assim: “Outra vez, caramba! Quando  é que isto vai parar?” Mas a reacção de Paul foi clássica. Ele apenas  sacudiu a serpente para o fogo. Essa é uma boa lição para cada um de  nós. Basta sacudir o desespero, a autopiedade, e as dúvidas.  

Para ir de um topo de uma montanha para outro é preciso  atravessar os vales. Deves passar por eles e não acampar nos vales.  Pedro, Tiago e João queriam ficar no cimo da montanha, mas Jesus  conduziu-os até ao vale. É a vida! É nas provações que descobrimos  que maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no  mundo. É no vale que descobrimos que somos mais do que  vencedores através de Cristo que nos fortalece. As provações podem  parecer mais do que podemos suportar e mais longas do que alguma  vez pensámos que seriam. Podemos chorar muito, mas temos de  lembrar: são temporárias. A alegria vem pela manhã.

Escrituras para meditar
Salmos 30:5; 23; João 16:33; Atos 28:1-6; 1 Coríntios 10:13; Tiago 1:2-4, 12

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Weeping Endures for the Night» in English.]

Similar Posts