sunlight with white clouds

Ouvir Deus

Quando Pedro, Tiago e João estavam no monte com Jesus  e viram a Sua transfiguração e glória, Pedro quis construir um  memorial a esta experiência. Não é isso que muitos de nós fazemos?  Nós adoramos as experiências passadas e não conseguimos perceber porque é que realmente aconteceram. Deus o Pai interrompeu  Pedro com estas palavras: “Este é o meu Filho amado, em quem  me comprazo; escutai-o.” (Mateus 17:5) Qualquer experiência ou  movimento pode cristalizar-se num memorial se falharmos em  ouvir o que o Espírito está a dizer hoje. O temor de Deus caiu  sobre aqueles três discípulos enquanto desciam o monte com Jesus.  Jesus disse-lhes para não falarem desta experiência a ninguém. Eles  deviam apenas ouvir e aprender. Mais estava para vir. 

Ouvir Deus falar não é tão fácil como parece. Muitos de nós  condicionámos a nossa mente a ouvir apenas o que queremos  ouvir. Se Deus dissesse: Arrepende-te!, ou: Submete-te!, ou: Dá!,  muitos de nós iríamos filtrar em vez de recebermos isso como  sendo Deus a falar connosco. Estes filtros vêm de várias formas.  Primeiro há o filtro da negação. Este diz: “Isto não é para mim.  Eu estou bem. Estou a fazer o meu melhor. Esta Palavra é para  outra pessoa”. Muitas vezes lemos a Bíblia desta forma, atribuindo  passagens fortes a outro tempo, cultura e povo. Vemos o que está  escrito como fosse uma história e não como a Palavra de Deus. 

O segundo filtro é o da ofensa. Isto é quando ficamos ofendidos  com o que Deus nos diz, seja atravéz dum sermão, duma palavra  profética, dum versículo bíblico ou de um conselho dos nossos  líderes. Este filtro soa desta forma: “O quê! Estás a dizer que há  algo de errado comigo? Quem és tu para julgar? Tu também tens  problemas!” Este evitar de ouvir verdadeiramente o que Deus está a  dizer, é notado quando transferimos a responsabilidade para outros.  A pessoa sente-se atacada e contra-ataca. Quando a luz da Palavra  de Deus ilumina áreas da nossa vida, é para nos fazer sair das trevas.  Ser confrontado com a Palavra não é negativo, é libertador. 

O terceiro filtro é o da autopiedade. Este filtro responde:  “Eu não gosto desta forma de falar. Não vou voltar aqui  novamente. Não me faz sentir bem comigo próprio.” Uma  pessoa centrada em si mesma só quer o que a faz sentir-se bem.  Quer o “leite” das Escrituras. Posso ser tão ousado ao ponto de  perguntar quais são os versículos que tens sublinhados na tua  Bíblia? São apenas aqueles das “emoções quentinhas”? A tua  dieta é apenas leite, ou podes tomar algo mais nutritivo como  espinafres ou carne? Todos nós vivemos numa sociedade viciada  na tolerância em que o “eu estou bem, tu estás bem” é a filosofia  mais em moda. A verdade tem sido posta de lado para que todos  possam exaltar as suas próprias opiniões. Posso romper este filtro  e gritar: “CRESCE!”?  

Antes de sermos demasiado duros com Pedro, e dizermos:  “Bem, Pedro, isso foi realmente estúpido”, talvez devêssemos ver  com que frequência fazemos o mesmo. Realmente, a dificuldade  em ouvir Deus não está na capacidade de Deus falar, mas na nossa  capacidade de nos livrarmos de todos os filtros. Temos de ouvir  a Palavra tal como Ela é falada. Se Deus diz que a imoralidade é  pecado, então é pecado. Não podemos filtrá-la através da nossa  cultura e ainda assim dizer que é a Palavra de Deus. O remédio  de Deus para o pecado é o arrependimento, não um comprimido  ou um abraço. Tudo o que temos de fazer é ouvir e obedecer. Esta  é a chave para andar no Espírito Santo. Esta é a chave para nos  movermos sempre com Ele. Não vamos adorar a memória das  experiências que temos no cume do monte. Deus tem muito mais  a dizer. “Escuta-O!”

Escrituras para meditar
Deuteronómio 28:1-14; Salmo 36:9; Mateus 17:1-9; João 5:24; Apocalipse 3:20

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Hearing God» in English.]

Similar Posts