grayscale photo of empty folding chairs

És Tu – Paciente ou Não?

Uma vez perguntei a um grupo de pessoas quem queria mais paciência. Apenas duas levantaram a mão. Fiquei surpreso com a reação delas, mas depois lembraram-me da Escritura que diz que a tribulação produz paciência, e já que ninguém queria passar por mais tribulação, a paciência não estava no topo da lista dos seus desejos.

Podes-te rir disto, mas a paciência é uma condição para receberes muitas das promessas de Deus. Na verdade, é pela fé e paciência que se herdam as promessas (Hebreus 6:12).

A paciência implica a existência de um período de espera antes de se chegar ao fim desejado. A paciência também pode ser traduzida como resistência ou longanimidade. A paciência é um fruto do Espírito de Deus. Deus é paciente… Ele continua à espera do arrependimento do homem. Continua a tardar o julgamento, apenas para que mais pessoas possam receber a Sua salvação.

Tiago, diz para sermos pacientes até à vinda do Senhor. Quanto tempo podes esperar? Ele compara o desenvolvimento da paciência a um agricultor que espera o precioso fruto da terra. A espera do agricultor não é inatividade. O meu avô e o meu tio eram agricultores e eles nunca tiveram um dia inativo. Havia sempre algo para fazer. Eles regavam as plantações, capinavam e preparavam o solo para garantir uma boa colheita.

A paciência é um processo no qual estás a ser transformado e a crescer até à estatura de Cristo.A paciência leva-te ao fim das tua força e capacidade natural. Ela leva-te a um lugar de quebrantamento. Abraão esperou até ter 100 anos de idade e Sara tinha 90 anos e era estéril. Eles não foram capazes de gerar uma criança. Eles não vacilaram na sua fé durante esse processo de espera e, assim receberam o que foi prometido. Talvez seja por isso que o paciente deve ficar na sala de espera antes de ver o médico.

A paciência indica-te a direção para a meta. Jesus, pela esperança que lhe estava proposta, suportou a cruz. A mulher passa por ajustes e desconfortos durante a gravidez por causa do seu desejo de ter um filho. Um agricultor trabalha arduamente para cultivar o seu campo e obter a colheita desejada. O atleta disciplina o seu corpo para ganhar o prémio. O importante não é aquilo pelo que está a passar, mas sim para onde estás a ir.

Nos testes tens que ser aprovado. Não reclames por estar a passar por uma tribulação, mas concentra-te em como passar por ela. Tiago, capítulo 5, exorta-nos a não nos queixarmos uns dos outros, culpando ou reclamando. Não compares a tua vida com a dos outros e não cedas à autopiedade, mas deixa que a aflição pela qual estás a passar trabalhe a teu favor.

A Sua graça é suficiente para ti. O Seu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza. Então, levante-te! Não te deixes vencer, mas coloca-te debaixo da graça. Pode ser Sexta-feira, mas o Domingo está a chegar. Não desistas agora. Deixa a paciência fazer a sua obra perfeita. Passa no teste e vais tornar-te mais do que és.

Escrituras Para Meditar
Tiago 5:7-12; 1:12; Romanos 2:6-8; 5:3-5; 12:12; Hebreus 6:12; 12:2; Gálatas 5:22; II Coríntios 12:9

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Are You – Patient Or Not?» in English.]

Similar Posts