grayscale of photo of man

O poder do louvor

É difícil louvar sem ter um sorriso no rosto. O louvor é  uma afirmação positiva. É olhar para cima e ver Aquele que  está no trono. O Salmista escreve: “Cantai louvores a Deus,  cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.  Pois Deus é o Rei sobre toda as nações; cantem louvores com  inteligência!” (Salmo 47:6-7). O louvor é declaratório e, na  verdade, constrói um trono sobre o qual o Senhor se senta. O rei  David diz-nos que o Senhor é entronizado sobre os louvores do  Seu povo (Salmo 22:3). Consegues imaginar esta cena: o Senhor  dos senhores sentado sobre os teus louvores? Algumas traduções  usam a palavra habitar, em vez de entronizar. O significado é  praticamente o mesmo. Deus está presente quando O louvamos. 

O louvor envolve Deus no que quer que seja que estejas a  passar. O louvor é a tua fé em acção. É ver a vitória antes que  ela realmente aconteça e declará-la à existência. Quando o rei  Josafá foi ameaçado por uma coligação de exércitos moabitas,  amoritas e amonitas, reuniu todo o Judá em Jerusalém para  uma reunião de oração. O rei teve medo porque o exército do  inimigo era muito maior do que o seu exército. Em oração, ele  declarou: “Ah! Senhor, Deus dos nossos pais, proventura, não és  tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das  gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa  resistir.” (2 Crónicas 20:6) Esta oração declarativa trespassou a  escuridão do medo e da incredulidade. A resposta veio através do  profeta Jaaziel: “Não temais… Amanhã descereis contra eles… e o  Senhor será convosco”. Os levitas e todo o Israel levantaram-se e  louvaram o Senhor com voz muito alta (vs. 16-19). 

Ouvir a Palavra do Senhor foi suficiente. A fé tinha nascido  nos seus corações e na manhã seguinte, o rei Josafá conduziu o  seu exército para o deserto de Técoa. O Deus de Israel, do seu  trono celestial, estava prestes a julgar os inimigos de Israel. O rei  Josafá mandou os adoradores irem à frente do exército. Quando  começaram a cantar e a louvar, o trono de Deus foi revelado, à medida que a presença do Senhor ia à frente de Israel para  a batalha. O Senhor armou uma emboscada contra o inimigo.  Os exércitos dos três reinos diferentes começaram a lutar uns  contra os outros até que todos foram destruídos. Quando  o exército de Judá chegou ao campo de batalha, tudo o que  encontraram eram cadáveres espalhados pela terra. Deus tinha  lutado no seu lugar. A quantidade de bens deixados pelo inimigo  era tão grande que o exército de Judá levou três dias para levar  todo o despojo (2 Crónicas 20:24-25).  

Quando o Rei dos reis está sentado no Seu trono, tudo  muda. O reinado do Seu amor é manifestado, as trevas fogem,  corações duros se abrem, e a Palavra torna-se uma poderosa  espada de dois gumes. Muitas vezes vi pessoas serem libertadas de  demónios, os doentes curados, e o arrependimento concedido,  durante tempos de louvor e adoração. No Salmo 149 vemos esta  imagem de louvor como aquela espada na nossa boca. Por isso  não te limites a louvar a Deus somente depois de conseguires a  vitória, louva-O antes. Traz Deus à tua batalha (para lutar por ti)  com o teu louvor. Devo esclarecer que o louvor é para Deus. É  levantar o Seu trono e trazer à terra a Sua presença. Não é o tipo  de cânticos que são gritos contra o inimigo. É adoração a Deus.  O Reino de Deus chegou. O trono de Deus está estabelecido na  terra e o inimigo está debaixo dos nossos pés. Esta é a Boa Nova. É  algo para sorrir. Por isso, louva ao Senhor com tudo o que há em ti.

Escrituras para meditar
2 Crónicas 20:5-25; Salmos 22:3; 47:1, 6-9; 149; Hebreus 13:15

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Power of Praise» in English.]

Similar Posts