grayscale of photo of man

O poder do louvor

É difícil louvar sem ter um sorriso no rosto. O louvor é  uma afirmação positiva. É olhar para cima e ver Aquele que  está no trono. O Salmista escreve: “Cantai louvores a Deus,  cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.  Pois Deus é o Rei sobre toda as nações; cantem louvores com  inteligência!” (Salmo 47:6-7). O louvor é declaratório e, na  verdade, constrói um trono sobre o qual o Senhor se senta. O rei  David diz-nos que o Senhor é entronizado sobre os louvores do  Seu povo (Salmo 22:3). Consegues imaginar esta cena: o Senhor  dos senhores sentado sobre os teus louvores? Algumas traduções  usam a palavra habitar, em vez de entronizar. O significado é  praticamente o mesmo. Deus está presente quando O louvamos. 

O louvor envolve Deus no que quer que seja que estejas a  passar. O louvor é a tua fé em acção. É ver a vitória antes que  ela realmente aconteça e declará-la à existência. Quando o rei  Josafá foi ameaçado por uma coligação de exércitos moabitas,  amoritas e amonitas, reuniu todo o Judá em Jerusalém para  uma reunião de oração. O rei teve medo porque o exército do  inimigo era muito maior do que o seu exército. Em oração, ele  declarou: “Ah! Senhor, Deus dos nossos pais, proventura, não és  tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das  gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa  resistir.” (2 Crónicas 20:6) Esta oração declarativa trespassou a  escuridão do medo e da incredulidade. A resposta veio através do  profeta Jaaziel: “Não temais… Amanhã descereis contra eles… e o  Senhor será convosco”. Os levitas e todo o Israel levantaram-se e  louvaram o Senhor com voz muito alta (vs. 16-19). 

Ouvir a Palavra do Senhor foi suficiente. A fé tinha nascido  nos seus corações e na manhã seguinte, o rei Josafá conduziu o  seu exército para o deserto de Técoa. O Deus de Israel, do seu  trono celestial, estava prestes a julgar os inimigos de Israel. O rei  Josafá mandou os adoradores irem à frente do exército. Quando  começaram a cantar e a louvar, o trono de Deus foi revelado, à medida que a presença do Senhor ia à frente de Israel para  a batalha. O Senhor armou uma emboscada contra o inimigo.  Os exércitos dos três reinos diferentes começaram a lutar uns  contra os outros até que todos foram destruídos. Quando  o exército de Judá chegou ao campo de batalha, tudo o que  encontraram eram cadáveres espalhados pela terra. Deus tinha  lutado no seu lugar. A quantidade de bens deixados pelo inimigo  era tão grande que o exército de Judá levou três dias para levar  todo o despojo (2 Crónicas 20:24-25).  

Quando o Rei dos reis está sentado no Seu trono, tudo  muda. O reinado do Seu amor é manifestado, as trevas fogem,  corações duros se abrem, e a Palavra torna-se uma poderosa  espada de dois gumes. Muitas vezes vi pessoas serem libertadas de  demónios, os doentes curados, e o arrependimento concedido,  durante tempos de louvor e adoração. No Salmo 149 vemos esta  imagem de louvor como aquela espada na nossa boca. Por isso  não te limites a louvar a Deus somente depois de conseguires a  vitória, louva-O antes. Traz Deus à tua batalha (para lutar por ti)  com o teu louvor. Devo esclarecer que o louvor é para Deus. É  levantar o Seu trono e trazer à terra a Sua presença. Não é o tipo  de cânticos que são gritos contra o inimigo. É adoração a Deus.  O Reino de Deus chegou. O trono de Deus está estabelecido na  terra e o inimigo está debaixo dos nossos pés. Esta é a Boa Nova. É  algo para sorrir. Por isso, louva ao Senhor com tudo o que há em ti.

Escrituras para meditar
2 Crónicas 20:5-25; Salmos 22:3; 47:1, 6-9; 149; Hebreus 13:15

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Power of Praise» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Graça

    Se soubesses que só tinhas um mês de vida, como te prepararias  para te encontrares com o Senhor? Fiz esta pergunta a várias  pessoas e muitas das respostas têm a ver com o alinhamento das  suas vidas com as atividades que a maioria dos cristãos associa ao  facto de ser um bom cristão. Respostas como:…

  • ·

    A Bíblia

    A Bíblia é uma biblioteca de 66 livros divinamente inspirados, escritos ao longo de um período de 1500 anos por cerca de 40 escritores. Há apenas um Autor, Deus, que inspirou estes homens sobre o que escrever e como escrever. Embora tenham sido escolhidas diversas pessoas, com diferentes trajetos de vida e cultura, não significa que a Bíblia esteja sujeita a imperfeições e inconsistências.

  • ·

    Primeiros socorros

    Admiro tanto as organizações que prestam ajuda às vítimas de catástrofes. Quando um terramoto, furacão ou outra catástrofe natural ocorre, elas são as primeiras no local, trazendo água fresca, alimentos, cobertores, abrigos temporários e assistência médica. Correndo o risco de perda pessoal, estes corajosos trabalhadores (e muitos deles são voluntários), deixam as suas zonas de…

  • ·

    Esperar pela Sua Vinda

    Desde o início da Igreja, os crentes têm estado à espera da segunda vinda de Jesus. A primeira vinda do Messias Jesus foi precedida por milénios de promessas proféticas e na “plenitude dos tempos” tudo o que foi profetizado aconteceu. Deus deu a primeira palavra profética quando disse que a “semente da mulher” iria esmagar Satanás debaixo dos seus pés (Génesis 3:15). Primeiro, temos a Palavra eterna, depois a manifestação dessa Palavra no tempo e no espaço.

  • ·

    Liberta as mentes cativas

    Se achas que a maioria das pessoas são preguiçosas quando se trata de oração e carnais nos seus desejos, então, sê um exemplo para elas seguirem. Se nós somos duros em relação aos outros, nós vamos ser duros em relação a Deus. Deixa os teus pensamentos serem renovados na Sua presença. Eles vão-se tornar as tuas orações e, em seguida, as tuas palavras vão ser grandemente usadas por Deus.