people on beach

És Tu – Sábio ou Insensato?

[Read the devotional «Are You – Wise Or Simple?» in English.]

“A sabedoria já edificou a sua casa”, escreve Salomão em Provérbios 9:1, e é nesta casa que o construtor vai viver. Na verdade, esta casa é a sua vida. A forma como é construída, vai determinar a qualidade de vida que ele vai ter. A maioria de nós acredita que somos sábios nas decisões que tomamos e na forma como vivemos as nossas vidas.Mesmo que as nossas vidas não sejam como desejaríamos, dizer que vivemos de forma insensata, ou tola, é uma afronta.

Nós temos a tendência de ser benevolentes para connosco e duros para com os outros. Fazemos juízo de nós mesmos, comparando-nos com outros, por isso, é melhor vermos como a Bíblia define sabedoria e tolice. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, (9:10). É ver e responder às circunstâncias da vida, segundo o ponto de vista de Deus. É o conhecimento e aplicação da verdade.

Conhecimento por si só “incha”, mas a sabedoria faz da verdade um estilo de vida. Tiago, descreve a sabedoria como sendo primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia (Tiago 3:17). A sabedoria está em ver Deus em todas as situações e aprender continuamente.

Os insensatos, por outro lado, não são ignorantes da verdade, eles simplesmente não conseguem viver de acordo com ela. Argumentam em vez de aprender, falam quando deveriam escutar e sentem que chegaram quando ainda estão a caminho. Ambos, insensatos e sábios, são conhecidos pelos amigos que mantêm. O tolo reúne, em torno de si, apenas aqueles que concordam com ele. Um tolo acredita que a maioria tem sempre razão.

Bertrand Russell disse: “Se cinquenta milhões de pessoas dizem uma coisa tola, ainda assim é uma coisa tola.” O sábio permanece na verdade, mesmo que isso signifique ficar sozinho. Provérbios 14:16, diz: “O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro” Isso faz-me lembrar uma velha canção do Elvis Presley, “Fools Rush In” (Os tolos precipitam-se).

Eles fazem maus negócios, compram por impulso, casam num momento de emoção, divorciam-se depois da primeira discussão, e a lista continua…. o tolo nunca aprende com os seus erros. Eles correm para o local de onde vieram. Há um provérbio espanhol que diz: “O que um tolo faz no final, o sábio faz no início.” Há sabedoria em pedirmos conselhos antes de tomarmos decisões.

Na verdade, Provérbios diz que a sabedoria é encontrada na multidão de conselheiros, (11:14). Quantos de vocês já perderam muito tempo e ficaram perdidos, porque não pararam para pedir direção. Um provérbio chinês afirma que, “aquele que pergunta, é tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece tolo para sempre.”

Salomão compara o sábio e o tolo com duas mulheres. A sabedoria é uma mulher que leva os seus seguidores a Deus e edifica. Os seus caminhos são de maior valor do que o ouro. A mulher tola, por outro lado, leva à morte os seus seguidores. Um constrói a sua vida na obediência a Deus, e o outro destrói a sua vida através de desejos egoístas e um estilo de vida imprudente.

Avalia-te a ti mesmo. Quão sábio ou insensato és tu?

Escrituras Para Meditar
Provérbios 8:5, 33: 9.9-10; 11:14; 12:15; 13:20; 14:16; 26:11; 28.26; 29:1

Similar Posts