agriculture arable barley close up

Espera

Ao falarmos de disciplina pessoal, uma das maiores dificuldades que tive, foi aprender a esperar. Ainda, hoje, não sei se esta “graça” está totalmente desenvolvida na minha vida, mas posso dizer, objetivamente, que sou melhor nisso do que antes. Esperar é realmente confiar. Exige que veja com olhos de esperança e fé o resultado final. O Rei Salomão escreveu: “lança o pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás” (Eclesiastes 11:1).

Refere-se a uma forma antiga de semear trigo. O agricultor esperava que as chuvas inundassem os campos, então ele lançava a semente sobre a água. Quando a água baixava, os pequenos brotos de grãos podiam ser vistos a crescer para produzir uma colheita abundante. Jogar grãos sobre a água, que poderiam ser transformados em pão, podia parecer uma coisa louca de se fazer, mas o mais difícil era esperar muitos dias pela colheita.

Esperar é o tempo entre a promessa e o cumprimento. Há uma época de semear e uma época para colher. Paulo disse aos Gálatas: “não cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo, vamos colher, se não desistirmos” (Gálatas 6:9). A chave é não nos cansarmos de lançar sementes e não ficarmos ansiosos durante o tempo de espera. Abraão recebeu a promessa de ter um filho quando a sua idade era muito avançada. O tempo passou e Abraão ficou impaciente. Aos 86 anos, ele achou que precisava de ajudar Deus, então ele tomou a serva de Sara, a egípcia Agar, e concebeu um filho com ela.

Os problemas começaram a acontecer desde o momento do nascimento de Ismael. Este não era o filho da promessa, mas o filho da sua impaciência. A promessa veio a acontecer, mas só depois do tempo de espera determinado por Deus. O nosso quarto filho era uma bola de energia. Ela andou mais cedo do que os outros e tinha pressa para crescer. Ela nunca aceitou que eu a chamasse de “pequena”, argumentava: “Eu sou grande”. Tendo outros três filhos para cuidar e uma atarefada casa pastoral para organizar, a minha esposa às vezes disse aos nossos filhos para esperarem.

Na verdade, as primeiras palavras deste lindo quarto filho, não foram mamã ou o papá, mas “minuto”. Isto pode fazer-te sorrir, mas há muitas histórias da Bíblia sobre aqueles que simplesmente não podiam esperar. O rei Saul simplesmente não pôde esperar por Samuel, o profeta, e por sua iniciativa ofereceu sacrifícios a Deus. O resultado foi que o reino foi-lhe tirado. Esperar pode ser difícil, mas não esperar pode causar maior dor.

Tu não podes mudar a colheita de hoje ao semeares hoje, mas podes decidir semear boas sementes hoje, para que na época certa possas vir a obter uma boa colheita. Muitas coisas acontecem durante o tempo de espera. Outros campos são lavrados, outras sementes são semeadas e as ferramentas para a colheita são afiadas e preparadas. Jesus deu-nos a promessa do Seu regresso há cerca de dois mil atrás. Tem sido um longo tempo de espera. Porquê a espera? Porque é que Jesus demora tanto para voltar? A resposta é encontrada em II Pedro 3:9, “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânimo para connosco. Não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”

A espera não é para a inatividade, mas para nos mantermos ocupados em alcançar os perdidos com o Evangelho. É um tempo para fazer o bem e não desanimar. É importante considerar que todos nós, estamos a semear em todo o tempo. O que nós comemos, o que dizemos, os programas de televisão aos quais assistimos, os livros que lemos, o tempo gasto com a família e com os amigos, tudo vai produzir colheita no futuro, para o bem ou para o mal. Portanto, tem cuidado com o que semeias, pois será o pão que vais comer amanhã.

Escrituras Para Meditar
Salmo 37:3; Eclesiastes 11:1; Gálatas 6:9; Hebreus 6:15; II Pedro 3:9; I Timóteo 2:4

[Read the devotional «Wait» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts