people on beach

Mantém as Lâmpadas Acesas

[Read the devotional «Keep the Lamps Burning» in English.]

Quando o Tabernáculo e, depois, o Templo foram estabelecidos, o Senhor deu instruções específicas para manter as lâmpadas, (o Menorah), e o incenso a queimar continuamente no Lugar Santo. A Menorah foi feita de um pedaço de ouro fundido e tinha 66 enfeites. Estes representam a Palavra de Deus, sendo sessenta e seis livros em um só livro. O incenso simboliza as orações dos santos, (Apocalipse 5:8), elas nunca deviam cessar. No entanto, em vários momentos da história de Israel, este culto diário a Deus foi negligenciado e às vezes até desprezado. Quando isso aconteceu, os resultados foram desastrosos para Israel. A ira do Senhor acendeu-se contra eles e os seus inimigos triunfaram. No entanto, vez após vez, o amor e a misericórdia de Deus pelo Seu povo, levou-O a responder ao seu clamor dando-lhes líderes que, em seguida, guiava ao caminho certo. As lâmpadas foram novamente acesas e o incenso ascendeu perante o véu no Santo dos Santos.

Parece que o desespero é a única coisa que nos coloca diante do Senhor. Na nossa necessidade lembramo-nos de Deus, mas tão facilmente nos esquecemos do Senhor quando tudo está bem. As lâmpadas devem estar acesas continuamente. Devemos orar sem cessar. A Palavra é uma lâmpada contínua diante dos nossos pés e luz para o nosso caminho. Por que esperar até tropeçar e cair na escuridão, em vez de pensarmos em acender a luz? Um dia, um pai, de um filho atormentado, desesperado procurou a ajuda do Mestre. Quando ele chegou ao local onde os discípulos estavam acampados, Jesus não estava lá. Ele estava com o Seu Pai na montanha. Ele estava a guarnecer as suas lâmpadas, tendo comunhão com o Pai. Ele irradiava com o brilho da luz divina. Os discípulos não podiam ajudar o rapaz problemático, mas quando Jesus voltou, Ele disse-lhes: «Tragam-no até mim.»

As crianças podem ser uma grande alegria ou um peso amargo para os seus pais. Elas podem ser cheias com a presença de Deus ou possuídas por demônios. O pecado está lá. Ele está na porta e espreita, espera para penetrar e ganhar o controlo. Não esperem até que cheguem os anos da turbulência na adolescência, a resistência, ou a debilitação causada por uma doença, para trazê-los para Jesus. Iniciem enquanto eles ainda estão no ventre. Continuem a orar quando eles respondem docemente, quando eles são obedientes e dão-vos alegrias. Tragam-nos para Jesus quando não há necessidades aparentes; apenas para serem abençoados. Orem cedo pelos seus futuros cônjuges, pelas suas carreiras e direção na vida. Não esperem que os problemas se manifestem para orar. Confessem a Palavra sobre eles enquanto ainda são pequenos e orem sem cessar.

No livro do Apocalipse, as orações dos santos, que são comparados com incenso, estavam em taças de ouro. Quando ficam cheias são derramadas diante do trono de Deus. Estou certo de que algumas taças são maiores do que outras, como estou certo que algumas necessidades exigem mais oração do que outras. Quando os discípulos perguntaram a Jesus por que não puderam expulsar os demónios daquele rapaz atormentado, Jesus respondeu dizendo: «Este tipo de casta não pode ser expulso, senão por oração» (Marcos 9:29). Alguns textos antigos acrescentam: «e jejum.»

É um trabalho duro manter acesas as nossas lâmpadas. É um exercício de disciplina diária. Paulo disse de Epafras que ele trabalhou duro em prol da Igreja de Colossos, orando continuamente por eles, (Colossenses 4:2, 12-13). Ao estarmos vigilantes na oração podemos frustrar os planos do inimigo. Portanto, vamos manter acesas as nossas lâmpadas.

Escrituras para meditar
Êxodo 25:6; I Samuel 3:3; Êxodo 27:20; Apocalipse 5:8; 8.3-5; Marcos 9:19, I Tessalonicenses  1:2; 5:1; Efésios 6.18

Similar Posts