people on beach

Prisioneiros da esperança

Quando encontro alguém com uma atitude e aparência negativa, em tom de brincadeira costumo dizer que ele/ela é o tipo de pessoa “copo meio-vazio”. Quando olhamos para um copo meio cheio nós temos a possibilidade de dizer que está meio-vazio ou meio-cheio. Ambas as formas estão corretas, na gramática e na ortografia, mas contudo são diferentes pois revelam a perspectiva de quem olha para o copo.

A atitude “meio-cheio” é positiva e esperançosa, enquanto a “meia-vazia” é negativa e duvidosa.

Esperança é ter uma atitude positiva e determinada. A esperança recusa-se a ser negativa. Obviamente, todos enfrentamos tribulações na vida, mas a pessoa com esperança vê todas as coisas a cooperar para o seu bem. A esperança não é um sentimento mas é uma decisão. Para sermos positivos e cheios de esperança, temos que focar a nossa mente em coisas positivas.

Quando me sinto tentado a ser negativo, cito para mim mesmo o Salmo 19:14 “Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença Senhor, rocha minha e redentor meu.” É minha a responsabilidade de ser negativo ou positivo nas atitudes e na forma como vejo as coisas. A nossa atitude determina a nossa altitude.

Eu gosto muito da expressão “presos de esperança” que se encontra em Zacarias 9:12. Isto quer dizer que independentemente do que aconteça na nossa vida , nós vamos recusar parar de ter esperança e vamos confiar no Senhor. Se somos prisioneiros da esperança, o inimigo não tem hipótese de nos derrotar com dúvidas e medos. Todos os pensamentos negativos não têm poder sobre nós, porque estamos presos à esperança.

Aqueles que são prisioneiros da esperança recebem em dobro pelas suas tribulações. Vamos ler Zacarias 9:12 “Voltai à fortaleza, oh presos da esperança; também hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.” Não é isto maravilhoso? Deus é um Deus de esperança. Os Seus pensamentos são para te abençoar; para te dar esperança e um futuro. A esperança vê as circunstâncias quase a mudar, porque Deus está no controle.

Hebreus, diz que a esperança é a âncora da alma, (6:19). A âncora impede o navio de andar à deriva. Mantém o barco no lugar. A alma é a mente, emoções e vontade. A alma fala desta forma: “Eu penso, eu sinto e eu quero”. À medida que confiamos no Senhor, encontramos paz de espírito, alegria emocional e determinação na nossa vontade para avançarmos.Esperança é ter uma expectativa positiva.

Não deixes que as adversidades da vida te abalem. Lança a tua âncora na esperança e confia em Deus. Tu nunca serás desapontado. Ele espera que dês um passo em fé e olhes para cima.

Escrituras para Meditar
Zacarias 9:12; Hebreus 6:19; 12:3; Jeremias 29:11-14; Filipenses 4:8-9; Romanos 15:13

[Read the devotional «Prisoners Of Hope» in English.]

Similar Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.