two vibrant pink and blue colored pencils with the tips touching on a matching background with opposite colors top down view flat lay with empty space for text

Crente ateu

Eu sei que quando falo sobre um crente ateu estou a ser um pouco sarcástico, mas quer queiramos ou não, esta contradição revela-nos a cultura em que vivemos. Um crente é uma pessoa que reconhece que Deus existe e que tudo foi criado por  Ele, para Seu propósito e glória. Um ateu nega a existência de Deus e ajusta o seu estilo de vida de acordo com a sua cultura e interesses pessoais. Um crente ateu, é então aquele que crê num Deus sábio e soberano que o criou a ele e a todas as coisas, e simultaneamente, considera que a sua cultura e interesses pessoais são mais importantes do que o que Deus revelou na Sua Palavra.

Um crente ateu separa a sua identidade como cristão das suas escolhas pessoais e estilo de vida. Deixa-me ser mais específico. Um crente pode ser um ateu na área sexual, quando ele acredita que Deus não tem nada a dizer sobre o seu comportamento e preferência sexual. Ele frequenta a igreja, escuta música de louvor no seu Ipod ou telemóvel, sai com os seus amigos cristãos, e ainda não tem autodisciplina no que diz respeito a ter intimidade sexual antes do casamento. Se um crente está disposto a comprometer as suas convicções, baseadas na Palavra de Deus, antes de casar, não vai ser um anel no dedo que o vai tornar mais disciplinado depois do casamento.

Um crente pode ser um ateu na área financeira, quando ele acredita que Deus é Senhor de tudo e mesmo assim mantém o controle sobre as suas finanças. Em vez de obedecer à Palavra de Deus em relação ao seu dinheiro, ele age como se as suas necessidades e desejos pessoais fossem mais importantes. Jesus abordou esta hipocrisia, dizendo: “Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que eu vos digo?”, (Lucas 6:46). Para seres um verdadeiro crente, não podes compartimentar a tua vida, colocando a tua fé em Deus numa pequena caixa “espiritual”. 

Deus é Senhor de tudo!

No final da sua vida, Paulo avisou o jovem Timóteo sobre uma época em que as pessoas se iriam afastar da verdade e ajuntariam para si mestres segundo as suas próprias paixões. Estes são os crentes ateus que não suportam a sã doutrina. Eles têm uma fé “fabricada” na qual refletem a sua cultura em vez do caráter de Cristo. É hora de confrontar esta tendência em vez de colocar a cabeça na areia. O nosso comportamento como crentes reflete a nossa visão de Deus. É Ele Senhor de tudo?

Enquanto, muitos crentes estão a perder os seus princípios morais e a cair numa desassociação liberal das verdades bíblicas, é hora de agirmos não só graciosamente mas frontalmente. Foi o inimigo que perguntou a Eva: “É assim que Deus disse?”. Quando engolirmos este isco da deceção ao questionarmos a sabedoria de Deus, é fácil descer uma etapa, “quando comerdes do fruto os vossos olhos se abrirão”. (Génesis 3:1-5) Isto é um ato de desobediência direta. Ser ateu e crente é uma contradição. Um cristão deve escolher: Deus é Senhor de tudo ou Senhor de nada.

Escrituras Para Meditar:
Colossenses 1:15-23; Lucas 6:46; Hebreus 11:6; II Timóteo 4:1-5; Provérbios 5:21; I Tessalonicenses 3:11-13

[Read the devotional «Believing Atheists» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts

  • ·

    Comunidade

    Já ouviste dizer que Deus é amor? Claro que sim. Deus não tem amor, Ele é amor, é a Sua natureza. Amor requer relacionamentos. Se não for assim o amor torna-se egoísta, ou auto-centrado, e isto é orgulho. Quando Deus Se revelou ao homem, Ele revelou um relacionamento trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Quando Moisés perguntou a Deus qual era o Seu nome, Ele disse:”Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.

  • ·

    O poder do louvor

    É difícil louvar sem ter um sorriso no rosto. O louvor é  uma afirmação positiva. É olhar para cima e ver Aquele que  está no trono. O Salmista escreve: “Cantai louvores a Deus,  cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.  Pois Deus é o Rei sobre toda as nações; cantem louvores com  inteligência!”…

  • ·

    Resolver problemas

    Nós, facilmente chegamos a conclusões quando somos confrontados com um problema. Impetuosamente declara-se: “não há cura”, ou “ele nunca vai mudar”, ou “eu estou falido”, como um meio de lidar ou fugir dos nossos problemas. Já te ocorreu que os pensamentos de Jesus são mais altos do que os teus? Que os Seus caminhos estão noutro nível do que os deste mundo? Ele não está sujeito às circunstâncias, como tu pareces estar, mas está muito acima delas. A Sua Palavra, “cura todas as nossas enfermidades”, (Salmo 103:3), cancela a sentença de morte que uma doença pode declarar.