Quem é o Senhor?

[Read the devotional «Who Is The Lord?» in English.]

Quando alguém nos pergunta se conhecemos certa pessoa, normalmente respondemos de acordo com a experiência que temos com ela. Às vezes, as nossas respostas são bastante superficiais e generalizadas, como quando alguém nos pergunta se conhecemos um jogador de futebol, um ator ou um político. Talvez não os conheçamos pessoalmente, mas sabemos algo acerca deles através do que lemos nos jornais ou ouvimos na televisão. Se tivéssemos contacto com eles, passado tempo a falar com eles, ou andado na mesma escola, então a nossa resposta seria diferente e mais detalhada.

A profundidade do conhecimento que temos sobre alguém, normalmente, está baseada no nível de proximidade, mas até ao viver na mesma casa, não podemos afirmar que realmente conhecemos essa pessoa. O conhecimento sobre alguém é feito primeiro através de auto revelação e depois através da experiência do que foi revelado. Se te pedissem para descreveres o Senhor, como responderias? Ele está distante, silencioso, zangado, ausente ou inexistente? É esta a tua experiência com Ele?

Alguns poderão responder que Ele é a energia, o calor, a paz e o poder. É a nossa descrição de Deus realmente precisa e conclusiva? É a nossa experiência com Ele suficiente para dizer que realmente O conhecemos? Moisés era um hebreu que foi criado como um egípcio. Ele sabia que Deus existia, mas não O conhecia pessoalmente. Um dia, quando Moisés estava a cuidar do rebanho do seu sogro, Deus revelou-se a ele. Quando Moisés perguntou a Deus o Seu nome, ele respondeu: “Eu Sou”(Êxodo 3:14).

Este foi o início de uma relação próxima entre os dois. Moisés passou muito tempo a conversar com o Senhor. Bastou estar na presença do Senhor para que o semblante de Moisés mudasse. O seu rosto brilhava tanto a cada encontro que, as pessoas pediram a Moisés para cobrir o seu rosto com um véu. Deus falou com Moisés cara a cara e revelou-Se a ele. O Senhor disse: “Eu sou o Senhor que te sara”(Êxodo 15:26). O Grande “Eu Sou” revelou-se a Moisés, e como resultado, as pessoas foram levadas para a experiência desta revelação.

Quando os amalequitas atacaram os Filhos de Israel, o Senhor revelou-se como uma bandeira, (Êxodo 7:15), e a vitória chegou. A outros, que O desejavam conhecer, foi-lhes dito que o Senhor é justo, (Jeremias 23:6), ou que ele está sempre presente, (Ezequiel 48:35), ou que ele é o nosso pastor, (Salmo 23:1). Cada revelação abriu a porta para uma experiência idêntica. Abraão foi chamado amigo de Deus. A sua comunhão com o Todo-Poderoso era íntima e durou toda a sua vida. Quando Deus falava com Abraão, ele acreditava. Ele não questionava ou colocava em dúvida.

A verdadeira amizade é quando não há engano, não há motivos escondidos ou suspeitas. O que Deus diz que é, Ele é. A Sua auto revelação é clara e pode ser experimentada. Ele nunca diz: “O que eu realmente queria dizer era…”, ou: “Desculpa, eu cometi um erro”. O que Deus diz é verdade; o tempo todo. Paulo, o apóstolo, escreveu aos filipenses e disse que tudo o que queria na vida era conhecer Deus. Podemos dizer o mesmo? Devemos ter cuidado para não fazer de Deus um “objeto” ou uma “coisa”, à qual oramos.

Ele é o nosso Pastor, o Altíssimo e Todo-suficiente. Ele revelou-Se a nós para que possamos conhecê-Lo. Ele conhece-nos pelo nome. Ele sabe tudo o que há para saber sobre nós. Ele criou-nos. Não devemos nós conhecê-Lo? Tu não podes conhecer a Deus vicariamente, nem virtualmente, nem teoricamente. Tu só podes conhecê-lo pessoalmente. O Senhor está a bater à tua porta. Tudo o que tens que fazer é abrir a porta da tua vida e pedir-lhe para entrar. Conhecê-Lo é amá-Lo.

Escrituras Para Meditar
Êxodo 31:13; 33:11; 34:6-7; Filipenses 3:10; Tiago 2:23; Provérbios 18:24; Atos 17:22-27

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa