green field

Quem é o Senhor?

Quando alguém nos pergunta se conhecemos certa pessoa, normalmente respondemos de acordo com a experiência que temos com ela. Às vezes as nossas respostas são bastante superficiais e generalizadas, como quando alguém nos pergunta se conhecemos um jogador de futebol, um ator ou um político. Talvez não os conheçamos pessoalmente, mas sabemos algo acerca deles através do que lemos nos jornais ou ouvimos na televisão. Se tivéssemos contacto com eles, passado tempo a falar com eles, ou andado na mesma escola, então a nossa resposta seria diferente e mais detalhada. A profundidade do conhecimento que temos sobre alguém normalmente está baseada no nível de proximidade, mas até vivermos na mesma casa não podemos afirmar que realmente conhecemos essa pessoa. O conhecimento sobre alguém é feito primeiro através de auto revelação e depois através da experiência do que foi revelado.

Se te pedissem para descreveres o Senhor, como responderias? Ele está distante, silencioso, zangado, ausente ou inexistente?

É esta a tua experiência com Ele? Alguns poderão responder que Ele é a energia, o calor, a paz e o poder. É a nossa descrição de Deus realmente precisa e conclusiva? É a nossa experiência com Ele suficiente para dizer que realmente O conhecemos? Moisés era um hebreu que foi criado como um egípcio. Ele sabia que Deus existia, mas não O conhecia pessoalmente. Um dia, quando

Moisés estava a cuidar do rebanho do seu sogro, Deus revelou- -Se a ele. Quando Moisés perguntou a Deus o Seu nome, Ele respondeu: “Eu Sou” (Êxodo 3:14). Este foi o início de uma relação próxima entre os dois.

Moisés passou muito tempo a conversar com o Senhor. Bastou estar na presença do Senhor para que o semblante de Moisés mudasse. O seu rosto brilhava tanto a cada encontro, que as pessoas pediam a Moisés para cobrir o seu rosto com um véu. Deus falou com Moisés cara a cara e revelou-Se a ele. O Senhor disse: “Eu sou o Senhor que te sara” (Êxodo 15:26). O Grande “Eu Sou” revelou-Se a Moisés e, como resultado, as pessoas foram levadas para a experiência desta revelação. Quando os amalequitas atacaram os Filhos de Israel, o Senhor revelou-Se como uma bandeira (Êxodo 17:15), e a vitória chegou. A outros que O desejavam conhecer foi-lhes dito que o Senhor é justo (Jeremias 23:6), ou que Ele está sempre presente (Ezequiel 48:35), ou que Ele é o nosso pastor (Salmo 23:1). Cada revelação abriu a porta para uma experiência idêntica.

Abraão foi chamado amigo de Deus. A sua comunhão com o Todo-Poderoso era íntima e durou toda a sua vida. Quando Deus falava com Abraão, ele acreditava. Não questionava ou colocava em dúvida. A verdadeira amizade é quando não há engano, não há motivos escondidos ou suspeitas. O que Deus diz que é, Ele é. A Sua auto revelação é clara e pode ser experimentada. Ele nunca diz: “O que eu realmente queria dizer era…”, ou “Desculpa, eu cometi um erro”. O que Deus diz é verdade, o tempo todo. Paulo, o apóstolo, escreveu aos filipenses e disse que tudo o que queria na vida era conhecer Deus. Podemos dizer o mesmo?

Devemos ter cuidado para não fazer de Deus um “objeto” ou uma “coisa” à qual oramos. Ele é o nosso Pastor, o Altíssimo e Todo-suficiente. Ele revelou-Se a nós para que possamos conhecê- -Lo. Ele conhece-nos pelo nome. Ele sabe tudo o que há para saber sobre nós. Ele criou-nos. Não devemos nós conhecê-Lo? Tu não podes conhecer a Deus vicariamente, nem virtualmente, nem teoricamente. Tu só podes conhecê-Lo pessoalmente.

O Senhor está a bater à tua porta. Tudo o que tens de fazer é abrir a porta da tua vida e pedir-Lhe que entre. Conhecê-Lo é amá-Lo.

Escrituras Para Meditar
Êxodo 31:13; 33:11; 34:6-7; Filipenses 3:10; Tiago 2:23; Provérbios 18:24; Atos 17:22-27

[Read the devotional «Who Is The Lord?» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts