Rei dos reis

O nosso Deus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é soberano e toda a criação Lhe pertence. O salmista declara: “A terra é do Senhor e toda a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam,” (Salmo 24:1). Percebemos o que é dito aqui? Aqui, não há propriedade privada. Aqui, ninguém gere segundo a sua vontade. Deus está no comando. Na nossa mentalidade democrática, esta afirmação é difícil de entender. Nós gostamos da nossa autodeterminação e de possuir coisas. Não admira que muitos tenham tanta dificuldade em renunciar aos seus “direitos” e às suas “coisas”. É difícil sair do trono da nossa vida e permitir que o Rei dos reis reine em nosso lugar.

A mensagem de Jesus foi sobre o Reino dos Céus que está a  ser estabelecido na terra. A terra não está a ir para o Céu, o Céu é que está a vir para a terra. A chave para todos os reinos é o rei. Na época do nascimento de Jesus, os magos vieram do Oriente para homenagearem um rei, não um profeta. O rei Herodes tentou matar Jesus porque Ele era um rei. A Sua chegada era uma ameaça para todos governantes, porque governo implica posse. A glória de um rei é vista no território e nas pessoas que ele rege. Não se pode ser rei de nada. Os reinos deste mundo estão constantemente a tentar expandir o seu território através de guerras e conquistas. Quanto maior o território e maior a população, maior o rei. O rei Nabucodonosor foi chamado rei dos reis, por causa do vasto império que ele governou, (Daniel 2:37). O rei Salomão diz em Provérbios 14:28 que “Na multidão do povo está a glória do rei.” Jesus veio como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Nós não fazemos de Jesus Rei pelo nosso louvor ou proclamações. Ele é reconhecido, por nós, como Rei e Senhor. O Seu trono está estabelecido para sempre, quer o reconheçamos ou não. A palavra hebraica para o senhor é: Adon, que significa proprietário, mestre e controlador. Um senhor é aquele que tem domínio. A partir desta palavra vem o título “Don”, que é usado em muitos lugares para se referir a um rei. Não se pode ser rei sem ser senhor. Em Salmos, no capítulo 2, vemos as nações em fúria contra o Senhor. Elas conspiram em vão contra o seu governo e reclamam senhorio. No versículo 4 diz: “Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles”. Por outras palavras, se reclamares que possuis o que é do Senhor, então Ele vai mexer no que tens para te lembrares que a ti nada pertence.

No Reino, os cidadãos são os mordomos e não os proprietários. Eles têm acesso à riqueza do reino; as suas necessidades são atendidas de acordo com as riquezas do reino, mas eles não são os proprietários. Se dizes que és do Reino de Deus e reivindicas algo como teu, então és ladrão. Se proclamas Jesus como teu rei e ao mesmo tempo declaras independência, então estás em rebelião. Rebelião é pecado. Tudo o mais, como mentir, roubar, assassinar, adulterar, etc., é apenas uma prova que deixaste o reinado e o governo do nosso Senhor. Só no Reino de Deus, tu podes experimentar a justiça, a paz e a alegria. Quando estás sob o domínio de Cristo, o amor ao dinheiro (posses), que é a raiz de todo o mal, é destruído.

Jesus é um Rei benevolente. Ele ama o seu povo. Ele cuida das necessidades de cada um. O Seu poder e autoridade protegem todos aqueles sob o seu domínio. No Seu reino não há pobreza, ou classe baixa. Todos são filhos e herdeiros. Todos têm acesso à sua riqueza e participam da abundância da Sua casa. Como Pedro diz: “Vocês são um povo eleito, o sacerdócio real, a nação santa e  um povo adquirido,” (I Pedro 2:9). Estamos sentados com Ele nos lugares celestiais. Ele nos faz reis, mas ele é o Rei dos reis.

Escrituras para meditar
Apocalipse 19:16; 17:14; I Timóteo 6:15; Romanos 14:17; Hebreus 12:28; Atos 17:24-28

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «King of Kings» in English.]

Similar Posts