aerial photography of water beside forest during golden hour

Fazer milagres

Em 1 Coríntios capítulo 12, vemos uma lista de “dons”, ou manifestações, do Espírito Santo. Na lista há três dons relacionados com poder. São eles a fé, a cura, e fazer milagres. Nota a diferença. Os milagres são uma obra a fazer. Quando Jesus fez milagres no Sábado, os líderes religiosos acusaram-no de trabalhar no Dia Santo. A resposta de Jesus foi que Ele estava apenas a ser obediente ao Pai. Ele não estava a ganhar dinheiro, mas estava apenas a fazer o bem. É espantoso o resultado de um simples acto de obediência. Jesus disse que quando o Espírito Santo viesse, seríamos capazes de fazer as obras que Ele fez e até maiores (João 14:12). Isto é espantoso de se pensar. Bem, temos boas notícias, o Espírito Santo já chegou. Para fazer estas “obras maiores” devemos seguir o exemplo de Jesus, que é ouvir e obedecer ao que o Espírito Santo está a dizer.

Descobri que a obediência tem de ser um modo de vida se quisermos ver as manifestações sobrenaturais do Espírito Santo. Mas não é um estilo de vida confortável. Penso que cada um de nós quer estar no controlo da própria vida. Não queremos depender de ninguém e, se formos honestos connosco próprios, também queremos estar num lugar em que nem sequer precisamos do Senhor. Pode parecer duro dizer isto, mas na prática é o que muitos fazemos. Temos o nosso plano B, sempre pronto, para o caso do Senhor não conseguir realizar o milagre necessário.

O Senhor tem sido muito paciente comigo a ensinar-me esta lição. Os milagres estão definitivamente no domínio sobrenatural, e para operar nesta arena é preciso confiar os resultados plenamente ao Senhor. Quando Ele nos chamou para deixar a nossa casa e ministério nos EUA e mudar, a nossa família de sete, para Portugal, foi um passo de fé. Eu tinha todas as confirmações e sabia que Deus estava a levar-nos a fazer esta mudança. Não fazíamos parte de uma denominação nem tínhamos uma agência missionária a apoiar. Tudo o que tínhamos era uma palavra clara de Deus de que devíamos ir. Alguns amigos e igrejas prometeram apoiar-nos financeiramente e sentimos-nos confiantes de que o Senhor estava connosco nesta nova aventura.

Após cerca de um ano de estarmos em Portugal, muito do nosso apoio parou. A síndrome do “longe da vista, longe do coração” entrou em vigor, bem como mudanças na liderança da igreja, que levaram alguns daqueles que nos apoiavam a parar. Tudo o que tínhamos era uma palavra clara do Senhor para lá estarmos. Num domingo, quando estávamos a caminho da igreja que estávamos a ajudar a plantar, a nossa carrinha avariou. Conseguimos parar em frente à porta da igreja, mas como regressaríamos a casa? Eu tinha algum dinheiro, mas não o suficiente para um táxi, e definitivamente não o suficiente para pagar o reboque e reparação da nossa carrinha. Pensei para mim mesmo: “Tenho a certeza que Helen e a nossa filha mais velha Sara têm dinheiro.” (Era esse o meu plano B.) Durante a reunião, o pregador exortou a congregação a dar sacrificialmente e com fé. Senti o Espírito Santo a dizer-me para dar tudo o que eu tinha. Decidi obedecer, pensando que a Helen e a Sara tinham o dinheiro de que precisávamos para chegar a casa. Mas, para minha surpresa, o Senhor estava a dizer-lhes para fazerem o mesmo. Após a reunião pedi-lhes dinheiro, e elas não tinham nenhum. Aconteceu então o milagre. Uma senhora aproximou-se de mim e disse que o Senhor lhe tinha dito para pagar a reparação do nosso carro. Outra deu-nos dinheiro para o transporte para casa, e continuou a partir daí. Noutra altura, um cheque de 1000 dólares foi deixado na nossa caixa postal de uma fonte desconhecida. Vez após vez temos visto a provisão sobrenatural que nos proporcionou o que precisávamos para ministrar em Portugal e por todo o mundo. Enquanto que a fé é mais passiva, fazer milagres é activo. É responder activamente em obediência à vontade de Deus.

Escrituras Para Meditar
1 Coríntios 12:10; João 14:12; Gálatas 3:5; Atos 10:38

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Working Miracles» in English.]

Similar Posts