body of water

Ficar protegido

Um dos Salmos mais queridos é o Salmo 91. Ele é frequentemente citado em tempos de angústia e procuramos conforto nele quando a vida “se torna amarga”. Há algumas promessas maravilhosas neste capítulo, mas deve notar-se que estas promessas são condicionais.

Antes de lermos os versículos que mais gostamos, vamos considerar as palavras de abertura: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo…”. Tudo o que se segue é especificamente prometido para aqueles que habitam com Deus. Habitar é estar onde Deus está, em Sua casa e perto d`Ele. Isto fala de intimidade e comunhão. É estar perto o suficiente de forma a estar sob a sua sombra. Habitar com o Senhor implica uma relação, comunicação e é a condição para receber tudo o que é prometido.

Vamos analisar o que está envolvido no “habitar” com o Senhor. Primeiro, vemos que a “habitação” é um abrigo, (v.1). É como uma casa com um telhado. Quando estamos num abrigo, estamos protegidos contra os elementos naturais de chuva, neve, frio, calor, etc. Em segundo lugar, é uma fortaleza, (v.2). Este é um lugar de proteção contra os nossos inimigos. O inimigo tenta roubar, matar e destruir, mas aqueles que se encontram “em” Cristo têm vida e esta vida em abundância, (João 10:10). Em terceiro lugar, este lugar de habitação é um lugar de libertação, (v.3). Aqueles que foram enlaçados ou presos pelo pecado e/ou doença são libertos no lugar onde o Senhor habita. Devido a essa proteção, não há medo.

O salmista descreve esta morada como se houvesse nela um escudo invisível que nos rodeia. Podemos ver as setas virem em nossa direção, mas elas não nos alcançam. Fora deste escudo vemos pessoas a serem atacadas e a cair, mas nós permanecemos firmes. A doença e a escuridão tentam prevalecer, mas nós ultrapassamos essas circunstâncias em vitória. Parece que estamos conscientes de todos os problemas, mas estamos divinamente protegidos. Uma imagem para ilustrar isto, pode ser a de um pit-bull zangado, mas preso por uma trela. Se nós nos aproximarmos dos seus limites somos mordidos, mas se estivermos fora deles, estamos protegidos.

O acesso a esta “morada” é através do sangue de Jesus. É através do derramamento do sangue de Jesus, que temos o perdão dos pecados. É através da fé na obra redentora de Jesus na cruz e confessando-O como Senhor que temos comunhão com Deus. Jesus é a Porta. Para todos os que recebem Jesus como seu Senhor e Salvador, recebem o perdão dos seus pecados e a porta está aberta. Devemos agora habitar nesta casa. Dentro dela nós estamos protegidos. Fora estamos expostos. Não saiam e entrem. Fiquem. A casa do Senhor é agora a nossa casa.

Escrituras Para Meditar
Salmos 91; 121; 28:7; 46; 34:19; I João 1:9

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts