Sendo um Fazedor de História

[Read the devotional «Being a History Maker» in English.]

No mundo há pessoas que intitulamos de heróis. São pessoas que fizeram, ou fazem, algo de marcante na história. Lembramos-nos dos seus nomes, na escola estudamos as suas façanhas e o mundo fica sempre em dívida com a contribuição que eles deram. O que faz com que sejam únicos? Cada um teve apenas uma vida, 24 horas por dia, um pai e uma mãe, o mesmo ar que respiramos e as suas próprias dificuldades e aflições. Contudo parecem ter ultrapassado tudo isso, tendo sido capazes de marcar a sua geração.

Abraão foi um destes indivíduos. Ele tornou-se o pai da nação de Israel, assim como para todas as nações árabes. Até mesmo para os cristãos, em todo o mundo, ele é considerado o pai de todos os que crêem. Ele transformou-se num exemplo de fé para todo o mundo. Eu creio que há aspectos da sua vida que podemos imitar e, assim, sermos também “fazedores de história”.

Abraão era amigo de Deus. Ele conseguiu manter um relacionamento com o único e verdadeiro Deus, no meio de uma sociedade politeísta. Ele foi capaz de manter a sua fé em Deus. Também teve a coragem de começar uma nova vida, num novo lugar. Para alcançar o que Deus tinha para ele teve que deixar o passado para trás. O seu desejo era obedecer e agradar a Deus. Abraão foi uma bênção para outros, tanto para a sua família, como para as nações onde foi, e quando começou a prosperar e a ser bem sucedido, manteve a sua humildade.

Se procurarmos estas características, também podemos influenciar o mundo de forma positiva. Deus deseja que sejamos sal e luz num mundo sem esperança. Ele deseja que atinjamos o destino para o qual fomos chamados. Deus quer que sejamos “fazedores da história”.

Escrituras para meditar: Génesis 12.1-3; Romanos 4.11: Isaías 51.1-2.

Fotografia: Phillip Rothe

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa