Ter domínio

Domínio significa ter o direito de governar e controlar. Isto implica, não apenas o poder mas também a autoridade. É uma jurisdição legal. Quando o homem pecou, foi dada à morte legalidade ou domínio sobre o seu corpo mortal. Quando Jesus tomou os nossos pecados sobre si na cruz, a morte teve domínio sobre Ele, mas por meio da ressurreição o poder legal da morte foi cancelado.

Como Romanos 6:9 diz: “Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre, a morte não mais tem domínio sobre ele.” A maldição do pecado foi quebrada e a Jesus foi dado todo o poder no céu e na terra. O Seu governo é eterno e estende-se sobre todos os outros poderes e domínios.

Aqueles que estão em Cristo Jesus têm autoridade em Seu nome sobre determinadas esferas, ou domínios. Não está tudo incluído, mas é específico e limitado. Toda a autoridade é dada a Jesus Cristo e a nós tem-nos sido delegada autoridade por Ele. “Delegada” significa que vem de alguém que está acima. Não tem origem no homem. Nós não estamos no topo da cadeia de comando. No entanto, sendo a nossa responsabilidade governar, mais ninguém pode fazer isso por nós. Porque foi-nos delegado, somos responsáveis por prestar contas a quem nos deu a responsabilidade.

A cada um de nós foi dada a responsabilidade sobre os nossos corpos físicos. Devemos apresentar os nossos membros como instrumentos de justiça e não do pecado. Estamos a governar sobre o pecado nos membros do nosso corpo (Romanos 6:12-14). Estamos também a ter domínio sobre doenças. Jesus disse-nos para curar os doentes (Lucas 10:9). O sangue de Jesus quebrou o poder da doença sobre os nossos corpos e agora temos a autoridade para ordenar às doenças para sairem (I Pedro 2:24). Também foi-nos dado domínio sobre os espíritos malignos. Em nome de Jesus, devemos expulsar demónios, destruir as obras do diabo e dominar o inimigo (Lucas 10:18-20). Não podemos esperar que Deus repreenda o diabo por nós. Devemos resistir ao diabo, devemos expulsar demónios, devemos curar os doentes e temos que reinar sobre as nossas circunstâncias. Uma coisa sobre a qual não temos domínio é sobre a fé das outras pessoas (II Cor. 1:24). Cada um é responsável pela sua própria caminhada com Deus.

Muitos de nós não assumimos a nossa responsabilidade pessoal. Quando as coisas não correm da forma como queremos, temos a tendência de culpar os outros. Muitos culpam o diabo por cada mal que ocorre, mas a quem foi dado o domínio sobre ele? Embora ele possa estar envolvido, foi-nos dada a autoridade. Na tentativa de aliviar o peso da responsabilidade, alguns chegam a culpar Deus; pois Ele é todo-poderoso. Talvez não digam: “Deus, por que fizeste isto?” Mas, muitas vezes dizem: “Deus, por que permitiste que isto acontecesse?” A verdade é que muitas coisas existem porque os crentes permitem.

No Novo Testamento encontramos 571 vezes a palavra “SE”. Muitas vezes, esses “se” implicam condições que devem ser obedecidas para que uma promessa seja cumprida. Antes de começar a transferir a responsabilidade para Deus ou para outros, talvez devamos verificar se não somos nós os responsáveis. Um exemplo disto encontra-se em II Pedro 1:5-11. Para garantirmos a nossa eleição e chamada e para não cairmos novamente em pecado, é-nos dito para acrescentarmos à nossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o autocontrole, etc. (vs. 5-8). Se nós não fizermos isto ao cair em pecado, não podemos culpar alguém, além de nós mesmos. Esta é uma chamada para crescer, para assumir o domínio e para reinar na vida por meio de Cristo Jesus.

Escrituras Para Meditar
Romanos 5:17; Efésios. 1:20-23; 2:5-6; 6:10-20; Colossenses 2:15; Lucas 10:18-20; Mateus 18:18

[Read the devotional «Having Dominion» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts