Nome sobre todos os nomes

Ao olharmos para os diferentes nomes de Deus, há um nome que sobressai sobre todos os outros, é o nome de Jesus. A Bíblia diz que Deus deu ao Seu filho Jesus um nome que é sobre todos os nomes, e na menção deste nome todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus é Senhor. (Filipenses 2:9-11) O nome de Jesus, em hebraico é: Yeshua. É o mesmo nome que Josué, no Velho Testamento, que significa salvação.

A transição do nome Yeshua para Jesus é entendida apenas como um fenómeno fonético do desenvolvimento das línguas. Nas línguas românicas a letra “J” só começou a aparecer no séc. XVI. O “Y” também não existia, então para escrever em latim o nome Yeshua, colocou-se no lugar do Y um “I”. Como na igreja primitiva, a base era predominantemente grega e latina, as origens hebraicas tornaram-se cada vez mais distantes, a grafia e pronúncia de Yeshua tornou-se “Iesous”. No séc XVI foi acrescentada uma cauda ao “I” para distinguir o som “je” do som “ye”, assim, apareceu o “J”. As línguas estão em constante fluxo, assim como a forma como se pronunciam as palavras.

O que é importante perceber é que o nome Jesus, refere-se a uma pessoa. Essa pessoa é o Filho de Deus, que é a Palavra de Deus e Salvador do mundo. Há poder no nome de Jesus, porque se refere Àquele que tem toda a autoridade no céu e na terra. Todos os demónios tremem na menção do Seu nome, porque foi Jesus que destruiu todas as obras do diabo, cancelando a maldição da lei e libertando os cativos do pecado e da morte. É em nome de Jesus que os doentes são curados e os demónios expulsos. É o único nome pelo qual podemos ser salvos e é no nome de Jesus que pedimos todas as coisas ao Pai.

Aqueles que se arrependeram dos seus pecados e aceitaram Jesus como Senhor e Salvador têm o direito de usar este nome precioso. Ter o direito de usar o nome de Jesus é como ter uma procuração. Tudo o que pertence a Jesus está agora disponível para nós. Ele assinou o cheque, agora tudo o que precisamos é fazer uso dele.

No início da minha caminhada cristã, fui confrontado pelo poder do nome de Jesus. Eu estava com um grupo de jovens amigos cristãos a tentar ajudar uma jovem que se tinha envolvido num culto satânico. Ao orarmos por ela, os demónios começaram a manifestar-se. Os demónios tentaram que ela se atirasse de uma janela num terceiro andar e eram mais fortes do que nós, que éramos sete. Um crente mais velho entrou na sala e ao ver a nossa luta aproximou-se da jovem e repreendeu os espíritos malignos em nome de Jesus. De imediato os demónios deixaram a jovem e ela ficou em paz. Não há nome mais alto que o nome de Jesus e Ele nos tem dado o Seu nome.

Escrituras para Meditar
Hebreus 2; Atos 4:12; 10:38; Mateus 1:20-23; 28:18; I João 3:8; João 16:23; Marcos 16:17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Name Above All Names» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Quem és tu realmente?

    Podemos trabalhar muito para colocarmos um título de Doutor à frente do nosso nome, ou pintar o nosso cabelo de azul, ou cobrir-mo-nos com tatuagens, mas a pergunta permanece:”Quem sou eu, realmente?”. Como “alma viva”, o homem procura a resposta à sua identidade nas profundezas da mente, das emoções e da vontade. Esta busca existencial termina com um “eu” no centro; Eu acho, eu sinto e eu quero. Não há outro lugar mais vulnerável e solitário. Não admira que o homem seja tão medroso e inseguro. Jesus veio, como o último Adão, para soprar em nós o Seu Espírito vivificante. Atenção, o Espírito de Cristo manifesta-se em dar, e não numa busca interior, ou auto-realização. O Seu Espírito é Amor. Não há medo no amor, pois o amor perfeito lança fora todo o medo (I João 4:18).

  • ·

    A regra de ouro

    A regra de ouro é um princípio moral universal. Jesus afirma-a desta forma: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7:12). Este princípio não é praticado por todos, e nem todos os que o praticam são crentes. Porque nós somos criados à imagem de Deus, esta regra é vista e reconhecida universalmente como verdadeira.

  • ·

    Reavivado

    Tendo chegado aos 60 anos, muitas pessoas têm-me perguntado o que penso fazer na minha reforma. Honestamente, eu nunca pensei chegar a este ponto da minha vida, mas aqui estou eu. O que é a reforma? É largar funções, abrandar, desaparecer, fazer o que sempre quis fazer mas não podia, andar sem responsabilidades, não fazer nada, o que é?

  • ·

    O processo de cirandar

    Quando o último dia de Jesus, antes da Sua morte na cruz, estava próximo, Ele disse a Pedro que Satanás havia pedido permissão para cirandá-lo, (Lucas 22:31). É importante notar que Satanás não podia tocar em Pedro sem a permissão do Senhor. Jó também foi testado por Satanás, mas este precisou da permissão de Deus. Incomoda-te que o Senhor tenha dado permissão a Satanás para cirandar estas vidas?