Aprender a Amar

Reconheço que nem sempre é fácil amar, até porque cada um de nós expressa e recebe amor de formas distintas, por isso, nem sempre conseguimos amar como o outro espera ser amado e, por isso, nem sempre nos sentimos amados.

Os dois maiores mandamentos: “Amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo”, são inseparáveis, pois na realidade só conseguimos amar ao próximo com essa plenitude, quando aprendemos a amar Deus e permitimos que a Sua natureza se manifeste em nós.

Este amor que Deus espera não é produzido por sentimentos humanos, é algo que só Deus pode plantar nos nossos corações. 

Filipenses 2:8 fala sobre a importância de haver em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Este amor puro, que largou tudo, humilhou-se a si mesmo, por amor a quem o ama e a quem o rejeita.

Viver para amar é viver como Cristo viveu, dar sem esperar nada em troca, servir sem querer ser servido, amar sem condições.

Viver para amar é viver como Cristo viveu, dar sem esperar nada em troca, servir sem querer ser servido, amar sem condições. A nossa natureza egoísta impede-nos de um sentimento tão altruísta, impede-nos de amar sem fazer distinção, sem querer ser amado, sem interesse, sem egoísmo. Jesus foi confrontado com este mesmo sentimento, quando no Getsêmani, em agonia ponderou amar mais a sua vida, do que a nossa e pediu ao Pai para que se possível lhe fosse afastado aquele cálice/ missão. Foi através da oração, na presença do Pai, que Jesus encontrou a força para nos amar mais do que a Si mesmo

Tenho aprendido que é impossível amar dessa forma sem aproximar o meu coração do coração de Deus, sem deixar que habite em mim o mesmo sentimento que há em Cristo. Tenho descoberto, que muitas vezes para conseguir amar eu tenho que orar, orar por pessoas, orar por povos, orar por locais… orar, porque quando nós oramos surge em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo, surge em nós compaixão, misericórdia, empatia, afinidade. 

… tenho descoberto que nada nos aproxima mais do amor de Deus do que a oração…

Aliás, tenho descoberto que nada nos aproxima mais do amor de Deus do que a oração, é neste lugar que deixamos Deus transformar o nosso coração e começamos a ver o que Deus vê e a sentir o que Deus sente, é neste lugar que deixa de haver etnias, raças, povos, homem, mulher, criança, jovem, idoso, pobre, rico, licenciado, analfabeto… aqui aprendemos a ver Cristo no nosso próximo.

Se Deus te tem levado a lugares, onde sabes que tens que ser luz, tens que mostrar a diferença e se não tens conseguido, então é tempo de orares, de orares por esse irmão, colega, vizinho, lugar, povoação, povo, nação. Ao orares, Deus vai tirar todo o impedimento que se tem levantado, vai afastar toda a indiferença, frieza, mágoa e vai substituir por amor.

Tal como já disse, tenho descoberto que não posso amar (com amor divino), sem orar, tenho cada vez mais a convicção que sem orar nunca vou ter em mim o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Talvez, seja por isso, que a Bíblia ensina a orar até pelos nossos inimigos.

Queres viver para amar? Ora!

Ilustração: Lara Reimer

Similar Posts