A vida é uma oportunidade

A cada um de nós foi dada uma vida, apenas uma vida. As circunstâncias, como iniciamos a vida, variam de pessoa para pessoa. Algumas nascem no seio de famílias ricas, outras no seio de famílias pobres. Algumas nascem em ambientes pacíficos, outras no meio de guerras. Algumas têm a oportunidade de receber educação, enquanto outras não, e algumas têm pais amorosos, e outras não. Definitivamente, não há igualdade nas condições do nosso nascimento, mas a todos é dada uma oportunidade para mudar. Esta oportunidade indica que temos livre arbítrio. 

O livre arbítrio é a base para a moralidade. Em cada escolha há uma consequência. A vida foi-nos dada, não é uma escolha nossa. Nós somos responsáveis perante o dador da vida pelas escolhas que fazemos. Um dia teremos que prestar contas perante Deus por causa do que fizemos com a nossa vida, os nossos pensamentos, palavras e ações. Não há justiça sem prestação de contas. O livre arbítrio é também a base para relacionamentos. Amor e amizade não podem ser coagidos ou exigidos. Só podem ser experimentados numa atmosfera de liberdade. 

Em vez de nos queixarmos acerca da vida que temos, ou de a compararmos com a vida de outros, porque não aproveitamos o máximo dela? Nós podemos ser pessoas amargas, ou tornarmo-nos melhores pessoas. Na parábola dos talentos, aquele que não fez nada com o talento que recebeu foi chamado “mau e negligente servo” (Mateus 25:26). Talvez ele tivesse pensado que o que lhe tinha sido dado era de grande importância, ou talvez ao comparar com a porção dos outros servos achou que a sua parte não teria grande uso. Ele permitiu que os medos e inseguranças controlassem a sua vida e no fim perdeu tudo. Que desperdício de vida! Que desperdício de oportunidade! Com pouco, ou com muito, Deus espera um aumento. Fazer nada é uma escolha na direção errada.  

A Helen e eu temos uma cunhada que está acamada com Esclerose Múltipla e Parkinson. Ela não pode falar e é alimentada por um tubo no estômago. A sua única forma de comunicar é piscando os olhos. O irmão da Helen cuida dela em casa, e faz isto com alegria, dizendo: “o seu corpo é o templo do Espírito Santo, e eu devo cuidar dele.” Ela passa os dias na cama, a olhar para fotografias e a orar no seu espírito pela sua família e amigos. A vida (oportunidade), que lhes foi dada não é melhor ou pior do que a de outra pessoa. Eles simplesmente decidiram usá-la para a glória de Deus. 

Se queres ser melhor, então começa por fazer melhores escolhas. Escolhe convidar Jesus para a tua vida. Pede-Lhe perdão pelos teus pecados e pede-lhe que seja o teu Senhor e Salvador. Dá-lhe a honra de dirigir a tua vida e mostrar-te as escolhas certas que deves tomar. Ele deu-te vida, e decerto sabe o que é melhor para ti.

Escrituras Para Meditar
Mateus 12:36-37; 25:14-30; Romanos 14:12; Gálatas. 2:20; Tiago 4:13-16

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Life Is An Opportunity» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Serás perseguido

    Que pensamento edificante para começar a nossa meditação  hoje! No entanto, a Bíblia diz: “E também todos os que  piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”  (2 Timóteo 3:12). Perseguição não é o mesmo que tribulação,  que é outra promessa que podemos esperar. A perseguição  tem a ver com o assédio, comportamento opressivo e…

  • ·

    Resolver problemas

    Nós, facilmente chegamos a conclusões quando somos confrontados com um problema. Impetuosamente declara-se: “não há cura”, ou “ele nunca vai mudar”, ou “eu estou falido”, como um meio de lidar ou fugir dos nossos problemas. Já te ocorreu que os pensamentos de Jesus são mais altos do que os teus? Que os Seus caminhos estão noutro nível do que os deste mundo? Ele não está sujeito às circunstâncias, como tu pareces estar, mas está muito acima delas. A Sua Palavra, “cura todas as nossas enfermidades”, (Salmo 103:3), cancela a sentença de morte que uma doença pode declarar.

  • ·

    Rodeado pelo inimigo

    A perspectiva de Deus é: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”(Salmo 91:7), “Maior é aquele que está em vós do que o que está no mundo” (I João 4:4), “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará” (Isaías 54:17),”vindo o inimigo vem como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira” (Isaías 59:19). Deus está no trono e Ele ri dos planos do inimigo. A Sua palavra é a palavra final. Jesus orou para que não fossemos tirados do mundo, mas para que os problemas do mundo não reinassem sobre nós.