Andar no Espírito

A vida cristã tem sido muitas vezes comparada com uma jornada. Os cristãos primitivos eram chamados “o povo do caminho”. Nas Escrituras a palavra “andar”, geralmente refere- se à nossa vida. Em Romanos 6:4 diz que tal como Cristo ressuscitou dos mortos, nós devemos andar em novidade de vida. Em vez de sermos influenciados por aquilo que nos rodeia, foi-nos dado o Espírito Santo que nos capacita a viver de outra forma.

Andar no Espírito pode tornar-se um verdadeiro desafio para cada um de nós. Parece que todos e tudo competem pela nossa atenção e afeição. Há muita publicidade sobre formas de melhorarmos a nossa saúde, padrão de vida, vida amorosa, obter um novo carro, um emprego melhor, etc. Tudo está direcionado para o “EU”. Rapidamente, produtos bons são substituídos por outros melhores. O Mercado não consegue acompanhar as invenções que tornam a nossa vida mais fácil e divertida. Mas, será que este brilho que o mundo oferece é o caminho que devemos seguir? Será que seguirmos aquilo que nos faz sentir bem e aquilo que o mundo oferece nos satisfará?

Andar no Espírito é avançar no cumprimento do propósito de Deus para a nossa vida. Jesus pediu às pessoas que O seguissem enquanto esteve aqui na terra. Hoje, Ele quer que andemos, (viver), com Ele no Espírito. Esta caminhada é inclinada. Isto quer dizer que, se pararmos, vamos andar para trás e não para a frente. É fácil descer. Tudo o que temos que fazer é nada. Subir é um desafio. Implica termos cuidado com cada passo. Em cada passo que avançamos somos capacitados para vencer a força descendente da carne.

Andar no Espírito é andar em amor. É colocar os interesses e o cuidado pelos outros à frente dos teus próprios interesses e desejos. Andar no Espírito é servir ao Senhor. Nós fomos criados, “em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”, (Efésios 2:10). Andar no Espírito é estarmos focados em Deus, sermos dirigidos por Deus e agradarmos a Deus.

Nós não podemos andar no Espírito e andar na carne ao mesmo tempo. Ou estamos a viver para Deus ou para nós mesmos. Ao que nos entregarmos, esse vai ser o rumo da nossa vida. Quando nos entregarmos ao Senhor, vamos descobrir que temos vitória sobre a carne que corrompe e destrói a nossa vida. Todos os dias devemos vestir esta “nova natureza”. Devemos “andar no Espírito” e, ao fazermos isso, iremos cumprir o propósito para o qual fomos criados. Se não soubermos o caminho que devemos seguir, o Espírito Santo irá guiar-nos. A Sua Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Embora o caminho possa tornar- se difícil, o Senhor nos dará pés como os dos cervos para podermos alcançar os lugares altos.

Escrituras Para Meditar
Romanos 14:15; Gálatas 5:16; Efésios 2:10; 4.22; Colossenses 3:10; Salmos 119:105.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Walking In The Spirit» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Quem é o Senhor?

    Ele é o nosso Pastor, o Altíssimo e Todo-suficiente. Ele revelou-Se a nós para que possamos conhecê-Lo. Ele conhece-nos pelo nome. Ele sabe tudo o que há para saber sobre nós. Ele criou-nos. Não devemos nós conhecê-Lo? Tu não podes conhecer a Deus vicariamente, nem virtualmente, nem teoricamente. Tu só podes conhecê-lo pessoalmente. O Senhor está a bater à tua porta. Tudo o que tens que fazer é abrir a porta da tua vida e pedir-lhe para entrar. Conhecê-Lo é amá-Lo.

  • ·

    O Jogo da Culpa

    Robert Anthony disse: “Quando culpas os outros, tu desistes do teu poder de mudar.” Ao parar o jogo da culpa, Jesus deu a esta mulher uma oportunidade de mudar a sua vida. Ela foi salva, daquilo que merecia, pelo perdão e misericórdia. Culpar os outros é resultado da nossa necessidade de explicar o que causou um determinado problema. Este interesse pela causalidade ganha impulso de acordo com a tua necessidade de identidade. Quanto mais inseguro és, maior é a tendência de te comparares com os outros.

  • ·

    Mãos ociosas

    Já ouviste o ditado: “Mãos ociosas são a oficina do Diabo”? Lembro-me de ouvir isso quando na adolescência andava sem fazer nada. Eu pensei que estava na Bíblia, porque aqueles que diziam isso diziam com tanta convicção. Não, não vais encontrar este ditado nas Escrituras, mas o princípio é baseado no ensino bíblico. A ociosidade…