u turn in forest

Arrepende-te

Nestes dias em que parece haver tolerância para o pecado mas  não para a verdade, é muito impopular chamar pecadores ao  arrependimento. Talvez nos tenha escapado um dos principais  ingredientes para a salvação, descritos nas Escrituras. Do estudo que  fiz das mensagens pregadas no Novo Testamento, o arrependimento  é o tema esmagador. No dia de Pentecostes o avivamento começou,  não com o derramamento do Espírito Santo no cenáculo, mas  com 3000 pessoas que se arrependeram e foram baptizadas. O  derramamento do Espírito poderia ter sido apenas um grande evento;  uma daquelas reuniões especiais em que todos foram abençoados. Já  todos estivemos nessas reuniões ungidas, certo? Só que a Igreja não  começou como um clube de abençoados, mas sim com a pregação  do Evangelho e um apelo geral ao arrependimento. 

Este não era um tema novo para os discípulos. Eles tinham  ouvido a mensagem de arrependimento pregada repetidamente  tanto por João Baptista como pelo próprio Jesus (Mateus 3:2 e 4:17).  O arrependimento estava entrelaçado nas parábolas que descreviam  a natureza do Reino de Deus. Jesus retirou o véu do engano quando  explicou que, tal como a mulher se alegra ao encontrar a sua moeda  perdida, assim também todos os anjos se alegram quando um  pecador vem ao arrependimento (Lucas 15:7). Há uma celebração  no Céu quando alguém se afasta do seu pecado e se humilha perante  o Deus vivo. O pecado separa o homem de Deus e o arrependimento  é o “mudar de direcção” e regressar a Deus para perdão do pecado. 

À medida que a Igreja crescia e o Evangelho era pregado em todo  o Império Romano, o arrependimento era a principal mensagem  pregada. No dia de Pentecostes, Pedro foi directo ao apontar, à  multidão que se tinha reunido, que eles eram responsáveis pela morte  de Jesus. Quando o pecado foi exposto, o povo convenceu-se do  pecado e clamou: “Irmãos, que havemos de fazer?” Pedro respondeu:  “Arrependei-vos e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus  Cristo para o perdão dos pecados, e recebereis o Espírito Santo”  (Atos 2:37-38). Esta mensagem era repetida onde quer que o Evangelho fosse pregado. Em Atenas Paulo disse corajosamente aos  intelectuais da sua época: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos  da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar,  que se arrependam” (Atos 17:30). 

Arrependimento é mudar de opinião acerca do pecado. Antes  do arrependimento, há tolerância e justificação: o pecado não  é considerado tão mau, porque é o que todos fazem e acreditam.  É o “novo normal” que justifica o afastamento progressivo de Deus  e da Sua Palavra. O Evangelho é um apelo ao “regresso”, não ao  “progresso”. O profeta Joel chamou Israel: “rasgai o vosso coração”  e “convertei-vos” ao Senhor. Ao fazê-lo, experimentariam o inabalável  amor de Deus e a alegria da Sua salvação (Joel 2:12-27). O apelo ao  arrependimento não é uma condenação, é um acto de misericórdia  e graça. Como lemos em 2 Pedro 3:9, o Senhor não quer “que alguns  se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. O pecado traz  condenação e julgamento, mas o arrependimento traz misericórdia  e perdão. 

Não são apenas os incrédulos que precisam arrepender-se. Todos  nós devemos arrepender-nos. A maioria das Igrejas descritas no  Apocalipse foi chamada ao arrependimento, mesmo aqueles que se  distinguiam na realização de boas obras. O arrependimento precede o  reavivamento. A responsabilidade de um derramamento do Espírito  de Deus sobre toda a carne e a cura das nações cai sobre a Igreja.  A Igreja tem de humilhar-se, orar e abandonar os seus maus  caminhos. A Igreja tem de se arrepender. É uma coisa boa e pela  qual temos de orar. Pede a Deus que te abra os olhos para áreas  da tua vida das quais precisas de te arrepender; depois humilha-te  perante Ele para receberes perdão e restauração.

Escrituras para meditar
Lucas 15:17, 10; Atos 2:38; 3:19; 8:22; 17:30; Apocalipse 2:5, 16, 21-22; 3:3, 19

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Repent» in English.]

Similar Posts