Benignidade amável

Tenho-me apercebido que muitas pessoas, no tempo devocional, evitam a leitura do Antigo Testamento, porque pensam que só irão encontrar uma imagem severa e rígida de Deus. É verdade que Jesus, no Novo Testamento, retrata o amor do Pai para toda a humanidade, mas este retrato está em consonância com a revelação de Deus no Antigo Testamento. Lembre-se, Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Há uma palavra hebraica que é usada 246 vezes, para descrever Deus, no Antigo Testamento. A palavra é: Chesed. Esta palavra significa “benignidade amável”. Chesed está relacionada com a ideia bíblica da aliança e também com a ideia da graça, que nunca é merecida, mas sim dada por Deus livremente ao homem. É mais do que um sentimento, pois é expressa em ações específicas.

Às vezes ela é traduzida como misericórdia, como no Salmo 23:6 “… a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida…”. Para o pastor David, Chesed era como o cão de um pastor que segue as ovelhas para mantê-las fora de perigo e no caminho certo. Mas é melhor entendida como firmeza ou bondade. O amor de Deus está sempre por perto e nunca falha.

Esta palavra também é usada para descrever o amor que Davi tinha por Jónatas. Depois da morte de Jónatas, David desejou mostrar benignidade para com qualquer membro remanescente da sua família. Ele encontrou o filho de Jónatas, e fê-lo entrar na sua casa e tratou-o com honra. Chesed é o amor leal e bondade confiável. É o afeto que se compromete.

Às vezes, esta palavra é traduzida como amor inabalável. Isaías escreve que, “as montanhas se desviarão e os outeiros tremerão, mas a benignidade, (amor inabalável), do Senhor, não se apartará de ti”. (Isaías 54:10) Juntando este entendimento do amor de Deus, Paulo escreve: “estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem as potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura, nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. (Romanos 8:38-39) Podemos confiar no amor que Deus tem por nós. Ele nunca falha.“A benignidade amável” frequentemente ocorre com a palavra “manhã.” No livro de Lamentações, Chesed é “nova a cada manhã”. Nos Salmos, somos encorajados a começar o dia declarando a Chesed de Deus. No capítulo 59:16, David diz: “Eu vou cantar em voz alta da tua força (benignidade) pela manhã…”. É uma ótima maneira de começar o dia. Vamos nos juntar aos santos do passado e do presente, louvando a Deus pelo Seu amor fiel, inabalável e firme para com os Seus amados.

Escrituras Para Meditar
Salmos 59:16; 90:14; 92:2; 143:8; Lamentações 3:22-23; II Samuel 9:1-4,7; Isaías 55:3; 54:8

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Loving-Kindness» in English.]

Similar Posts