Um lugar preparado para ti

Parece que há uma tal finitude na morte, especialmente para aqueles que ficam para trás. Dizer “adeus” a um parente querido é difícil e, à medida que a vida continua, esforçamo-nos por manter vivas algumas memórias de bons momentos juntos e aspectos da personalidade ou do carácter do falecido. Durante algum tempo, pode-se visitar o cemitério e colocar flores na campa, mas chega-se a uma altura em que é preciso simplesmente largar e seguir em frente com a vida. Este processo repete-se uma e outra vez, especialmente à medida que se envelhece e as despedidas se tornam mais frequentes. Devido a este sentido de finitude, não acredito que alguma vez nos habituemos a ele. A tristeza inunda a alma à medida que nos damos conta de que a vida desta preciosa pessoa terminou.

Embora Jesus fosse um jovem de apenas 33 anos, Ele sabia que a Sua vida na terra estava prestes a terminar. O propósito redentor de Jesus seria cumprido através da Sua morte, mas o facto de que Ele não iria estar com os Seus amigos por muitos anos estava além da compreensão dos Seus discípulos. Pedro entrou em negação, repreendendo Jesus por ter falado da Sua morte. Os outros discípulos atravessaram as típicas oscilações de raiva e tristeza enquanto Jesus tentava prepará-los para o inevitável. Pedro estava mesmo pronto a tomar o Seu lugar, ou, se necessário, a morrer com Ele. Mas, independentemente dos seus sentimentos, eles não podiam impedir que Jesus morresse.

Em João, capítulo 14, vemos Jesus a tentar consolar os Seus discípulos explicando que a morte não é definitiva. Ele disse que ia “preparar um lugar para eles” (v. 3). Depois, Tomé disse: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos nós saber o caminho?” (v. 5). Jesus estava num nível completamente diferente quando respondeu: “Eu sou o Caminho” (v. 6). Jesus falou sobre propósito, não sobre sentimentos; e de destino em vez de desejos temporais. A sua morte tinha significado, e só pelo o derramento do Seu sangue é que Ele podia dar vida eterna a todos aqueles que acreditavam n’Ele. Se a morte de Jesus não aconteceu, então a morte deve ser temida, pois é a separação eterna. Ainda assim, este discurso estava a passar por cima da cabeça dos discípulos, como pediu Filipe: “Mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (v. 8). Estando um pouco irritado com a falta de compreensão espiritual de Filipe, Jesus respondeu: “Quem me vê a mim vê o Pai” (v. 9). A questão era não apenas de ver o Pai, mas de estar com Ele toda a eternidade.

Não é isto que todos nós queremos? Que a nossa vida com aqueles que amamos não termine? Então, Jesus foi preparar um lugar para nós. A nossa imaginação começa a voar enquanto tentamos adivinhar que tipo de lugar seria esse. A maioria de nós usa imagens físicas, terrestres, como por exemplo: “Uma mansão, tipo palácio, tudo de ouro, numa floresta ou à beira mar”, o que quer que seja. Jesus não entrou em detalhes sobre que tipo de lugar, mas falou, sim, sobre onde seria esse lugar. Ele disse que onde Ele estiver nós estaremos também (v. 3). Jesus providenciou um lugar na Sua presença, e isso pode ser experimentado agora. A vida eterna começa AGORA. Jesus está aqui connosco AGORA! O Reino dos Céus veio à terra, AGORA. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, o poder da morte foi vencido. A separação já não existe. Por isso, não tentes imaginar o melhor da terra no Céu, mas sim que o Céu é estar na Sua presença. Ao colocares a tua fé em Jesus como teu Senhor e Salvador, podes entrar agora nesse lugar.

Escrituras para meditar
João 3:16-17; 14:1-4; Mateus 6:9-10; 1 Coríntios 15:45-57; Colossenses 1:11-23

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «A Place Prepared For You» in English.]

Similar Posts