wheat grains closeup photography

Deus só precisa de um

Sou impactado por biografias de homens e mulheres que  influenciaram grandemente a sua geração por Cristo. Um  dos meus heróis da fé é D. L. Moody. Ele foi um dos maiores  revivalistas do século xix. Um dia, Henry Varley, um amigo  próximo e companheiro de evangelismo, disse-lhe: “Resta saber  o que Deus fará com um homem que se entrega totalmente a  Ele.” Estas palavras afectaram Dwight Moody mais do que  alguém poderia imaginar. Depois de pensar no que o seu amigo  disse, ele respondeu dizendo: “Bem, eu serei esse homem!”  E ele certamente foi. A partir desse dia, Moody entregou-se  apaixonadamente ao Senhor e milhares vieram a Cristo através  do seu ministério. 

Hoje, no meu tempo devocional, eu estava a ler em Ezequiel,  e os meus olhos pararam no versículo 30 do capítulo 22:  “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o  muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que  eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” Mais uma vez, este  versículo quase me levou às lágrimas ao ver como Deus estava tão  relutante em fazer juízos contra a terra e, no entanto, tudo o que  era necessário era alguém que se apresentasse como intercessor  perante Ele. Apenas uma pessoa que se preocupasse o suficiente  para parar as suas outras actividades e interesses, para tapar a  brecha. É tão triste ler a última parte desse versículo, “mas a  ninguém achei”.  

Deus encontrou Paulo. Embora cegado pelo seu zelo  religioso, quando os seus olhos foram abertos, esta vida única  foi poderosamente usada pelo Senhor. Paulo escreve: “Porque,  como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos  pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos  justos” (Romanos 5:19). Claro que Paulo se refere à forma como  o pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e  a justiça através de Cristo, mas creio que podemos aplicá-la aqui  ao potencial impacto que qualquer um de nós tem. Apenas uma vida pode influenciar muitos a pecar e a rebelar-se contra Deus,  ou uma pessoa pode influenciar muitos a vir a Cristo. Cada vida  tem um efeito dominó sobre outros. Tal como um testemunho  pode trazer um Billy Graham a Cristo, uma palavra ou acção  ofensiva pode fazer com que um Adolf Hitler apareça. Uma só  pessoa pode fazer a diferença na vida de tantas outras.  

Nunca devemos subestimar o poder dentro de uma semente.  Como diz o ditado: pode-se contar quantas sementes há numa  maçã, mas não se pode contar quantas maçãs há numa semente.  Nos Evangelhos, em várias das parábolas que falam de “sementes”,  a semente refere-se à Palavra de Deus. Isto é poderoso quando  se considera o efeito que a pregação da Palavra de Deus tem  sobre o curso da vida das pessoas. Mas no livro de Mateus há  uma parábola em que a semente se refere aos “filhos do reino”  (Mateus 13:38). Imaginemo-nos como sementes sendo semeadas  no mundo. Somos de outro reino. Somos embaixadores do  Reino dos Céus. Somos enviados para situações em que há ervas  daninhas à nossa volta, no entanto o nosso ADN espiritual é tão  poderoso que podemos realmente fazer a diferença no mundo.  

Apenas uma vida, apenas uma semente, é tudo o que Deus  precisa. Não há vida que seja insignificante. Cada um de nós tem  o potencial de ser um fazedor de história. Independentemente  da nossa situação, posição ou capacidade, podemos dar fruto.  Os olhos do Senhor estão à procura de apenas um que esteja  totalmente comprometido com Deus. Consegues responder  como o Moody respondeu? “Bem, eu serei esse homem!”

Escrituras para meditar
João 12:12-32, 45; Isaías 55:8; Hebreus 12:2; Mateus 16:13-17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «God Needs Only One» in English.]

Similar Posts