green palm branch with against blue sky

Portadores da glória de Deus

Quando leio o relato da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém,  por vezes imagino o que o burro pensou de toda a experiência.  Agora, dá-me alguma licença literária enquanto estico um pouco  a minha imaginação. Aqui está este jumentinho a levar o Filho de  Deus a Jerusalém. Este foi um momento profético, com certeza,  e uma multidão enorme juntou-se para esta ocasião. Houve  gritos de “Hosana” ao Messias, foram colocados mantos no chão  (sobre os quais o burro andou), e ramos de palmeira acenados  em adoração enquanto Ele passava. Será que o burro pensou que  era tudo acerca dele? Estás a rir como eu? Eu consigo identificar- -me com o burro. Tantas vezes esqueço que sou apenas um  mensageiro e não a Mensagem, que sou um portador da glória  de Deus e não a essência da Sua glória. 

Embora o dicionário defina glória como grande louvor,  esplendor ou honra, a Bíblia estende esta definição ao descrevê- -la como: presença de Deus, do Espírito Santo, uma manifestação  do Seu poder, e muito mais. Aqui estão algumas escrituras que  mostram estas distinções: Isaías 66:18: “o tempo vem, em que  ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha  glória” (Presença). João 17:22: “E eu dei-lhes a glória que a mim  me deste, para que sejam um, como nós somos um” (Espírito  Santo). Salmo 63:2: “para ver a tua fortaleza e a tua glória, como  te vi no santuário” (Poder). À medida que tenho estudado sobre  a glória de Deus, estou cada vez mais espantado com a natureza  multifacetada desta palavra. É a expressão visível do invisível.  Não são meras palavras quando dizemos: “Glória a Deus!”.  

Ao contemplarmos a glória de Deus, estamos a ser  transformados à Sua imagem, porque aquilo que contemplamos,  nisso nos tornamos. Em 2 Coríntios capítulo 3 versículo 18,  lemos: “E todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um  espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em  glória, na mesma imagem, como pelo Espírito Santo.” Esta é  a expressão visível do invisível. Estamos a mudar de um povo dividido para um povo unido, de indivíduos egoístas para pessoas  amorosas, e de pecadores orgulhosos para santos humildes e  perdoados. Ao sermos transformados, o mundo pode ver Jesus  em nós. A nossa transformação dá glória a Deus. 

Ser um portador da glória de Deus é uma tarefa precária.  É como um camião de combustível que tem 100 litros de  gasolina no seu depósito, mas tem no tanque atrás de si 50.000  litros de gasolina. O camião pode avariar-se, ficar sem gasolina,  cansado e ainda assim transportar 50.000 litros de gasolina.  Como diz a Bíblia, temos este tesouro (glória), em vasos de barro  (2 Coríntios 4:7), para que o poder sobrenatural que se manifesta  através de nós seja visto como Deus e não como nós. Paulo disse  que lhe tinha sido dado um “espinho na carne” para evitar que  ele se exaltasse (2 Coríntios 12:7). É fácil pensar que o louvor  que ouvimos, quando estamos a ser usados por Deus, é acerca  de nós. Mas nós somos somente portadores da glória. Somos  apenas o burro.  

Isaías 42:8 diz que Deus não dá a Sua glória a ninguém. Para  compreender esta passagem, à luz das Escrituras acima referidas,  temos de ver o contexto. Em primeiro lugar, Isaías profetiza que  seremos uma luz para as nações (v.6), e para abrir os olhos dos  cegos (v.7). Isto traz muitos elogios e glória àquele que está a ser  usado por Deus. Depois vem o versículo 8 com o aviso de que  nenhum ídolo receberá a glória ou o louvor que Lhe é devido.  A lição a ser aprendida aqui é que podemos levar a Sua glória,  mas devemos lembrar que a glória é Sua. Esta é a oferta que  podemos dar todas as noites. Toda a glória pertence ao Senhor.

Escrituras para meditar
João 17:1, 20-22; Romanos 8:24-30; Isaías 42:8; 66:18-19; Salmo 95:6; 2 Coríntios 3:18

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Carriers of God’s Glory» in English.]

Similar Posts