jigsaw puzzle on pink background

Independente ou interdependente

Na sociedade contemporânea, tem-se igualado os termos independência e liberdade. Diversos grupos de pessoas têm procurado autonomia do domínio colonial, buscando a sua independência e autogoverno. Mais tarde, a “Primavera Árabe”, deu origem a um movimento popular que se levanta contra a opressão dos regimes ditatoriais. Todos clamam por “liberdade”.

Embora, isto descreva a presente era, na qual vivemos, não é aplicável à estrutura da igreja no Novo Testamento, muito menos a indivíduos. Jesus nos libertou da tirania do pecado pelo Seu sangue derramado, para que possamos ter comunhão com Ele no Seu reino. Nós não somos independentes, ou autónomos. Nós fomos colocados no Seu corpo, (Igreja), e debaixo da Sua autoridade. Embora, o mundo procure ser “auto-suficiente” nós devemos ser dependentes. Embora, muitos desejem ser “independentes”, nós devemos ser “interdependentes”.

A imagem, que Deus nos dá, da Igreja no Novo Testamento é a de um corpo. Cada membro é um ser ”individual”, mas não “independente”. Um membro independente é cortado, e por isso morre. Não pode viver sozinho, aparte dos restantes membros. Interdependência fala de mútua submissão, partilha, edificação e de relacionamentos. Não pode ser virtual, ou mística. É real, face a face. A vida no corpo flui da Cabeça, (Jesus), para todas as partes. Temos que fazer parte do relacionamento para a receber.

Muitas vezes, temos usado o termo “autónomos”, ou “independentes” para nos referirmos a uma igreja que não está inserida numa denominação, mas este conceito não é bíblico. As igrejas locais estão ligadas por ministérios fora da igreja local e devem receber o parecer, conselho e direcção para além das suas fronteiras. Interdependência, não só mantém a igreja unida, mas guarda-a de falsas doutrinas, condutas pecaminosas e abusos dos seus líderes. O desejo de não congregar e pertencer ao corpo é um sinal de rebelião e individualismo extremo. Este é o espírito do sistema mundial, mas não de Cristo.

Escrituras para Meditar
Salmo 68:6; Hebreus 10:25; I Coríntios 12:12-27; João 8:36

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Independent Or Interdependent» in English.]

Similar Posts