waterfall on steps and palms in a jungle

Jejuar para nos humilharmos

Ao olhar para o que está a acontecer em todo o mundo, as catástrofes naturais, as guerras, a fome que estão a matar milhares de pessoas, e para os milhões de pessoas que estão desalojadas e as que caem em ruína financeira, pergunto-me quando é que será que isto vai parar? Deus pode mudar uma nação num dia, mas porque é que isso não acontece mais frequentemente? Ao longo da história, podemos observar como nações foram transformadas em áreas sociais, financeiras e espirituais, por causa do avivamento. No entanto, hoje, o mal e a destruição parecem ocupar a maior parte das notícias. Qual é a solução? Está tudo nas mãos de Deus, ou Ele está à espera que façamos algo?

2 Crónicas 7:14 diz que o Senhor sararia a nossa terra “SE” o Seu povo se humilhasse, orasse e buscasse a Sua face. Por todo o mundo, muitos entre o Seu povo responderam a este chamado. Há mais movimentos de oração, casas de oração 24/7, salas de cura, grandes reuniões de oração interdenominacionais e caminhadas de oração, mais do que alguma vez houve. Embora ainda haja muito a fazer, a oração está a aumentar no Corpo de Cristo, mas o pecado ainda abunda. Enquanto estudei e meditei sobre este versículo, os meus olhos continuam a cair sobre a primeira admoestação: “Se o meu povo se humilhar…”. Orar é fácil de entender, mas como é que alguém se humilha? Tiago diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6). A graça é a habilidade sobrenatural que Deus dá para se fazer a Sua vontade. É dada aos humildes. Tu não podes ganhar ou trabalhar para obter graça, mas tu podes posicionar-te para recebê-la.

O contrário da humildade é o orgulho. Os orgulhosos raramente reconhecem que são orgulhosos. O orgulho evita que alguém veja a verdade sobre si mesmo. A própria auto consciência e egocentrismo fazem com que Deus seja seu inimigo. A humildade, por outro lado, move a mão de Deus para cumprir a Sua vontade, tanto em nós como através de nós. Então, a pergunta é: “Como nos humilharemos?” Esdras precisava da protecção e da graça de Deus para fazer uma jornada segura da Babilónia até Jerusalém. Em Esdras 8:21, ele diz: “Proclamo um jejum, para que possamos humilhar-nos”. David também confessou que se humilhou com jejum (Salmo 35:13). E quando o rei Acabe ouviu o juízo profético contra ele, ele respondeu com jejum e colocou um saco sobre si mesmo. Deus viu a resposta de Acabe e disse: “Não viste que Acabe se humilha perante mim?” (1 Reis 21:29).

Consegues ver a ligação? O jejum é um meio para te humilhares. A Bíblia mostra claramente que Jesus jejuou e, no Seu Sermão da Montanha, Jesus assumiu que todos iríamos jejuar, Ele disse o seguinte: “Quando jejuares …” (Mateus 6:16). O jejum é uma maneira de nos apresentarmos a Deus e demonstrarmos que Ele é mais importante nas nossas vidas do que o prazer de comer. É uma maneira de estabelecer prioridades na nossa vida; Deus primeiro, então tudo o resto seguirá. O jejum e a oração são mais frequentemente vistos juntos. É um momento de rendição e de oração: “Não a minha vontade, mas a Tua seja feita”.

A heresia dos gnósticos fez do jejum uma disciplina ascética para conter os apetites da carne. Paulo desafiou esse pensamento ao ensinar que não tem “valor algum no combate contra a satisfação da carne” (Colossenses 2:23). Não é um caminho para a super espiritualidade. É o caminho para baixo. O jejum revela a nossa fraqueza, e quando somos fracos Ele é forte. Tens-te humilhado ultimamente em jejum, ou o orgulho tem tido domínio na tua vida? Lembra-te, Deus dá graça aos humildes.

Escrituras para meditar
Esdras 8:21; 2 Crónicas 7:14; Salmo 35:13; Sofonias 2:3; Tiago 4:6; Mateus 6:16-18

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Fasting For Humility» in English.]

Similar Posts