grayscale photography of glass of milk

Bebés espirituais

Um dia destes eu estava a observar um recém-nascido ao ser segurado pela mãe. Que momento precioso. O pequeno sentia-se seguro nos braços amorosos da sua mãe. Apenas um pequeno “pio” do bebé, e a mãe estava lá para alimentá-lo ou para mudar a fralda. Tudo o que ele precisava, a mãe estava por perto para atender. Ao refletir sobre isto, comecei a comparar este cenário com aqueles que experimentaram o “novo nascimento”, a salvação. Mesmo que alguém possa vir a Cristo em adulto, eles “nascem de novo” como bebés espirituais. Eles conseguem apenas digerir o leite da Palavra e estão dependentes de outros para cuidar deles.

Recentemente, eu estava na Suécia a ensinar numa escola bíblica. Entre os estudantes havia vários que tinham recebido Cristo nas suas vidas apenas há três meses. A sua fome pela Palavra e o seu entusiasmo era notável. Um jovem, em particular, realmente tocou o meu coração. Ele mostrou um intenso desejo de crescer espiritualmente e sentava-se na primeira fila, fazendo extensos apontamentos do ensino. Um dia, depois de ter sido pessoalmente tocado pelo que ensinei, ele pediu oração para ser liberto de uma fortaleza do inimigo na sua vida. Fiz uma oração de fé muito simples e não parecia haver manifestação ou sinal de mudança. No dia seguinte, esse jovem crente veio até mim e confessou que tinha sido radicalmente liberto. O problema que o atormentava há anos tinha desaparecido.

É tão fácil ver novos cristãos serem curados ou libertos, e é bastante fácil curar aqueles que nunca foram ensinados sobre cura. Como um bebé que precisa ser carregado por alguém, as novas crianças em Cristo podem ser facilmente levadas ao colo pela fé dos outros. Mas chega um momento em que eles não podem mais ser carregados: eles devem caminhar pelos seus próprios pés, com a sua própria fé. Os bebés não são bebés para sempre, e ainda assim muitos cristãos, em vez de crescerem, querem ser constantemente carregados pela fé do seu pastor ou dos seus líderes. Um bebé recebe o leite da Palavra de Deus para que possa crescer. O leite é uma comida simples. É simplesmente acreditar que a Bíblia é verdadeira. É crer no Senhor pela Sua Palavra, sem complicações, raciocínios, desculpas ou dúvidas. No entanto, com o tempo, Deus espera que haja crescimento.

O escritor do livro de Hebreus, repreendeu os cristãos pela falta de crescimento espiritual. Em vez de serem maduros, eles ainda precisavam de alguém para alimentá-los com leite (Hebreus 5:11-14). Maturidade é ter a capacidade de cuidar dos outros e poder discernir entre o certo e o errado. Como diz no versículo 12: “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos da Palavra de Deus”. No capítulo 6, ele descreve quais são esses princípios básicos que conduzem alguém à maturidade. O primeiro é o arrependimento e o segundo é a fé. Se não cresceste então precisas de te arrepender. As obras mortas das quais deves arrepender-te são: confiares na tua própria força e no teu raciocínio, e não na Palavra de Deus. Depois deste fundamento ser estabelecido, podes continuar com a fé.

A fé é o leite necessário para produzir a maturidade. Nasceste de novo pela fé. Recebes as promessas de Deus pela fé, andas na fé e conduzes outros à fé. Crescer é um movimento de avanço. Tu sentas-te, ficas em pé e, então, andas. Sentas-te com Ele nos lugares celestiais, ficas firme na Palavra e andas pela fé. Tendo começado pela fé, agora continua em fé. Não permaneças no “modo bebé”, avança até à maturidade.

Escrituras para meditar
1 Pedro 2:2; Marcos 11:23; 2 Crónicas 16:9; Efésios 4:14; Hebreus 5:11-14

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Spiritual Babies» in English.]

Similar Posts