farm land during sunset

O que é justo?

Jesus conta a história de um homem que contratou trabalhadores para a sua vinha. Ele prometeu-lhes um salário de um denário, que era o salário para 12 horas de trabalho. De três em três horas ao dia, ele ia novamente ao mercado e contratava mais alguns trabalhadores. Este procedimento foi repetido na sexta, bem como na nona e décima primeira hora. No final do dia de trabalho, o dono da vinha chamou todos os trabalhadores e pagou-lhes o salário, começando pelos últimos e acabando pelos primeiros contratados, dando um denário a cada um. Em vez de estarem gratos, os trabalhadores que foram primeiro contratados começaram a reclamar. Eu posso ouvi-los dizer: “Não é justo!”

Aqueles que tinham trabalhado durante todo o dia debaixo do calor escaldante sentiram que tinham sido injustiçados, porque tinham recebido um salário igual aqueles que haviam trabalhado apenas uma hora. Mas, Jesus disse: “não!”. O dono da vinha tinha sido justo, porque lhes deu exatamente o que tinham acordado. Para muitos, a equidade é baseada na comparação. É como uma criança que diz: “não é justo, ela tem dois chupa-chupas e eu só tenho um,” ou um trabalhador que diz: “Não é justo, ele recebeu um aumento no seu salário e eu não”. Esta ideia de “justiça” é muito subjetiva e contaminada pela inveja.

Justiça para Jesus era o dono ser fiel à sua palavra. Ele cumpriu com o que tinha dito. Todos concordaram sobre o salário no início do dia e por isso deviam aceitar e apreciar o facto do dono da vinha ter sido fiel à sua palavra. Quando achamos que algo não é justo, nós começamos a culpar, comparar e a justificarmonos. Quando Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden, Ele disse-lhes para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele disse-lhes que, se o fizessem, certamente morreriam. Bem, eles desobedeceram a Deus e comeram do fruto da árvore proibida. Quando confrontados, eles começaram o “jogo da culpa”: “Não é justo, foi a mulher que me deste”. “Não é justo, foi a serpente”.

Deus foi justo ao expulsá-los do jardim e ao condená-los  à morte eterna. “O salário do pecado é a morte”, (Romanos 6:23). Isto é justo. O inferno é justo. O céu é um presente. Receber o que nós merecemos é justo. Os salários foram definidos de antemão. Ser perdoado é a graça. A salvação é uma dádiva, tal como aqueles que só tinham trabalhado uma hora e receberam o salário de um dia inteiro de trabalho. Isto foi a graça. Foi um presente de um chefe generoso.

Em vez de nos compararmos com os outros e desejarmos a graça e os dons que os outros possuem, devemos ser capazes de apreciar o que temos recebido e de apresentar ao Senhor um coração puro. Alegra-te quando os outros recebem a partir da bondade do Senhor. Deus é justo e bom o tempo todo.

Escrituras Para Meditar
Mateus 20:1-16; II Coríntios 10:12;  Génesis 1:17; Romanos 6:23

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts

  • ·

    ADN Real

    Recentes testes de ADN e pesquisas científicas confirmaram o ensino bíblico de que a humanidade descende de um homem e de uma mulher. Em 1987, uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley publicou um estudo com pessoas de diferentes localizações geográficas no mundo e constatou que todas tinham o mesmo ancestral feminino.

  • ·

    Quem és tu realmente?

    Podemos trabalhar muito para colocarmos um título de Doutor à frente do nosso nome, ou pintar o nosso cabelo de azul, ou cobrir-mo-nos com tatuagens, mas a pergunta permanece:”Quem sou eu, realmente?”. Como “alma viva”, o homem procura a resposta à sua identidade nas profundezas da mente, das emoções e da vontade. Esta busca existencial termina com um “eu” no centro; Eu acho, eu sinto e eu quero. Não há outro lugar mais vulnerável e solitário. Não admira que o homem seja tão medroso e inseguro. Jesus veio, como o último Adão, para soprar em nós o Seu Espírito vivificante. Atenção, o Espírito de Cristo manifesta-se em dar, e não numa busca interior, ou auto-realização. O Seu Espírito é Amor. Não há medo no amor, pois o amor perfeito lança fora todo o medo (I João 4:18).