Amor sem medo

Quanto os Estados Unidos da América estavam em plena  guerra civil, o Reverendo M. R. Watkinson enviou uma carta  ao Ministro das Finanças, Salmon P. Chase, pedindo que Deus  fosse reconhecido e honrado na moeda da nação. Ele estava  preocupado que a imagem da “deusa da liberdade” estabelecesse  o curso da América como sendo uma nação pagã, em vez de uma  nação temente a Deus. Subsequentemente, o Ministro trouxe um  pedido ao Congresso para aprovar a frase “Em Deus Confiamos”  a ser impressa na moeda recém cunhada de um centavo. Esta  frase foi posteriormente impressa no papel-moeda e desde então é  amplamente conhecida como um lema americano. Encontramos  algo semelhante no Salmo 56:11: “Em Deus tenho posto a minha  confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.”  

O medo traz consigo tormento, especialmente no que diz respeito  à incerteza do futuro. Hebreus, diz que Satanás mantém tudo em  cativeiro através do medo da morte (Hebreus 2:15). Durante a  Guerra Civil, houve o medo de os Estados Unidos serem divididos,  de famílias serem despedaçadas, de irmãos matarem irmãos e de  meios de subsistência serem destruídos. Expressar confiança em  Deus significava dizer que só Deus podia resolver os conflitos da  humanidade. Deus não era apenas a sua fonte e suprimento, mas  também a sua salvação. Acredito que esta declaração sobre a moeda  deu lugar a uma série de avivamentos espirituais que trouxeram  cura e salvação a tantos. 

À medida que tenho considerado a palavra confiança, vejo  amor. A intervenção de Deus nos assuntos do homem é devido ao  Seu amor pela humanidade. “Porque Deus amou o mundo de tal  maneira, que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que  nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Porque  Deus nos ama, podemos confiar-Lhe as nossas vidas, as nossas  famílias, e o nosso futuro… tudo. O Apóstolo João escreveu na sua  primeira epístola: “… o perfeito amor lança fora o medo…” (1 João  4:18). É através de um relacionamento de amor com Deus que nos podemos tornar seguros e sem medo. Sem experimentar o amor  de Deus, resta-nos segurar as nossas próprias vidas da forma que  pudermos. É aqui que entra o medo.  

O amor sem medo é o que dá aos casais a coragem de deixar o  pai e a mãe e entrar numa relação de “uma só carne” como marido e  mulher. O futuro tem muitas incertezas, mas por causa do amor os  recém-casados abraçam-no com antecipação e alegria. Todos querem  amar e ser amados. Artistas, tanto seculares como cristãos, têm escrito  música acerca deste tema. É isto que o coração anseia, um amor sem  fim que traga segurança e paz, um amor que possa enfrentar os ventos  da adversidade e as dificuldades da vida sem medo. Mas muitas vezes  não é este o caso. Muitos que começam apaixonados não acabam  bem. O que sentiam no início é engolido por palavras descuidadas,  atitudes egoístas e medos assombrosos. O homem contaminado pelo  pecado precisa do amor de Deus para amar sem medo. 

O amor sem medo traz paz e a confiança de que todas as coisas  vão colaborar para o bem. Porque Deus ama, nós também podemos  amar. O medo paralisa e obriga-nos a repetir fracassos passados,  mas o amor perfeito expulsa este medo. O que é que quero dizer  com amor perfeito? Podemos ver a definição deste amor ágape,  ou o tipo de amor que Deus tem, no capítulo 13 de 1 Coríntios.  É o amor que é paciente e bondoso, que não é arrogante nem rude;  sofre tudo, acredita tudo, espera tudo e suporta tudo. Não é um  tipo de amor de conto de fadas na “terra do nunca”. É real porque  Deus é real, e Deus é Amor. Este é o amor que Deus derramou  nos nossos corações. O Seu amor ajuda-nos a perdoar vez após vez.  Confia no amor de Deus por ti para amares os outros sem medo. 

Escrituras para meditar
1 João 4:18-19; Salmos 23; 56:11;  Mateus 10:28-31; 2 Timóteo 1:7; Hebreus 2:15

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Fearless Love» in English.]

Similar Posts