brown rope tangled and formed into heart shape on brown wooden rail

Sonda-me

O rei David foi um homem segundo o coração de Deus. Uma  e outra vez nos Salmos vemo-lo ansiar pela presença de Deus e  procurar diligentemente o Seu coração. Para David, o pior cenário  imaginável era ser excluído da Sua presença e que o Espírito Santo  lhe fosse tirado. Enquanto jovem, David viu o estado atormentado  do rei Saul, quando a unção o tinha deixado. Ter riquezas, fama ou  posição não era substituto para a presença de Deus. David orou:  “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que eu possa habitar na  Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a  formosura do Senhor e aprender no seu templo” (Salmo 27:4).  David amava o Senhor e não queria que nada estragasse a relação  íntima que eles tinham. 

A transparência é essencial para que haja uma relação saudável.  Quando Adão e Eva pecaram, eles esconderam-se de Deus.  O pecado tinha quebrado a comunhão íntima de que tinham  desfrutado desde a sua criação. David também caiu em pecado, o  que resultou numa distância entre ele e o seu Senhor. No Salmo 51  vemos a agonia do seu coração arrependido ao implorar a Deus que  não o deixasse. O arrependimento de David trouxe restauração e,  ainda assim, essa experiência marcou-o. Ele já não confiava em si  mesmo e sabia que o seu coração podia ser muito enganador. Por  isso, pediu ao Senhor que trouxesse à luz quaisquer pecados secretos  ou áreas escondidas da sua vida. Eis o que ele orou: “Sonda-me,  ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus  pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me  no caminho eterno” (Salmos 139:23-24). 

Conseguimos nós ser tão corajosos e pedir ao Senhor que sonde  os nossos corações? É fácil culpar os outros ou esconder-se da luz,  mas isso não restaura a nossa proximidade com Deus. A luz expõe a  escuridão e a escuridão foge. O salmista diz: “Lâmpada para os meus  pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).  A Bíblia é o único livro que quando a lês, ela lê-te. Descobri que  quando alguém quer esconder o seu pecado, deixa de ler a Bíblia, evita a comunhão e critica a pregação da Palavra. Acredita que ao  adaptar-se aos costumes sociais atuais, a Verdade pode tornar-se  mais relevante. Mas a Verdade é objectiva. Ela permanece igual por  todas as gerações. O que tem de mudar somos nós.  

Estamos sempre a precisar de mudança. Jeremias profetizou contra  Moabe condenando-os por permanecerem na “zona de conforto”  e nunca mudarem. Disse: “Moabe esteve descansado desde a sua  mocidade, e as suas fezes repousaram; não foi mudado de vasilha para  vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso, conservou o seu sabor, e o  seu cheiro não se alterou” (Jeremias 48:11). Que imagem gráfica de  como é produzido um bom vinho. Deve ser despejado, ou mudado,  de um recipiente para outro. É um processo de purificação. Até a  água, se estiver estagnada, se torna impotável. Tem de fluir para ser  purificada. Sentes-te estagnado na tua relação com Deus ou que estás  preso num ciclo vicioso? Então pede ao Senhor para te sondar. 

O que impede a vida de Deus de fluir em nós muitas vezes  não é facilmente visto por nós mesmos. Temos áreas cegas onde o  pecado se esconde. O pecado esconde-se muitas vezes por detrás  da confiança de que estamos bem, mas a nossa confiança está nas  nossas riquezas e não em Deus. Ou podemos cobiçar com os nossos  olhos, julgar na nossa mente, e luxuriar nos nossos pensamentos,  e porque ninguém sabe o que se passa em nós, desculpamos estes  modos desviantes como sendo apenas “humanos” e comuns a  todos. Deus diz que eles são pecado. Ele quer abrir os olhos do  nosso entendimento para vermos como Ele vê, para que possamos  arrepender-nos e ser restituídos à intimidade com Ele. Portanto,  pede a Deus que te sonde e ilumine as áreas escondidas da alma.

Escrituras para meditar
Salmos 139:23-24; 51:10-12, 17;  Efésios 1:17; Josué 7:21; Jeremias 48:11

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Search Me» in English.]

Similar Posts