Oração de ação de graças

Para a maioria de nós, dar graças é fácil e bastante natural quando há algo pelo qual estamos gratos. Quando recebemos um ato de bondade ou um presente inesperado, um elogio, ou um lugar de honra, sentimos que somos acarinhados e é muito natural respondermos com gratidão. Na verdade, é considerada falta de educação se não agradecemos quando alguém age com gentileza para connosco, mesmo que essa pessoa seja um completo estranho. Mas, e se não houver nada para estarmos gratos? Paulo escreveu à igreja de Tessalónica para se alegrar sempre e em tudo dar graças (1 Tessalonicenses 5:16-18). Isto seria fácil se o “sempre” e o “tudo” fossem retirados destes versículos. E, para ser ainda mais complicado, ele acrescenta: “Esta é a vontade de Deus a vosso respeito”. Não há maneira de contornar isso. Nós não podemos apenas agir de acordo com as nossas emoções, devemos dar graças o tempo todo.

A oração de ação de graças eleva-nos acima das circunstâncias e é uma confissão da nossa confiança no Senhor. Joyce Meyer disse: “Dar graças a Deus ajuda-nos, não somente a perceber como Ele está a trabalhar nas nossas vidas, mas também nos dá uma nova perspetiva — a nossa mente é renovada, a nossa atitude é melhorada e ficamos cheios de alegria”. Estar grato, quando não há nada pelo qual ser grato, é uma escolha que devemos fazer. Quando as coisas não estão bem é fácil ficar deprimido, chateado e ser crítico. Podemos começar a culpar os outros pelos problemas que temos, ou até mesmo olhar para o céu e reclamar com Deus. Ao fazê-lo nada muda, nem as circunstâncias nem nós.

Mais de metade dos Salmos de David são o que chamamos de “lamentos”. David abre o seu coração e mostra-nos a sua dor, frustração e depressão. David passou muitos anos a ser perseguido, incompreendido e a sofrer oposição. No entanto, no meio da sua “noite”, ele rompeu com ações de graças. Um exemplo disto está no Salmo 57. No versículo 4 ele diz: “A minha alma está entre leões…”, e no versículo 6: “A minha alma está abatida”. Mesmo estando em desespero profundo, a sua oração a Deus foi: “cantarei e darei louvores” (v. 7), “Louvar-te-ei, Senhor… Eu cantarei…” (v. 9). David assumiu o comando das suas emoções e ordenou à sua alma que fosse grata e se alegrasse no Senhor.

Repara que Paulo disse para darmos graças “em” todas as circunstâncias. Ele não disse “por” todas as circunstâncias. Se as Escrituras dissessem “por”, então seria uma resignação de nós mesmos a uma visão fatalista do mundo. Mas ao dizer “em”, o Senhor está a mostrar-nos uma nova perspetiva: a de estarmos sentados com Ele nos lugares celestiais, muito acima das nossas circunstâncias. Do ponto de vista da ação de graças a fé é libertada. Ele está a chamar as coisas que não são como se já fossem (Romanos 4:17). É o conhecimento de que Deus opera para que todas as coisas cooperem para o nosso bem (Romanos 8:28).

David também aprendeu a dar graças a Deus quando ele recebeu um não de Deus. O coração de David queria agradar-Lhe ao construir um templo para abrigar a Arca da Aliança, onde sacrifícios e louvor poderiam ser continuamente oferecidos ao Senhor. David tinha acumulado uma grande fortuna através das suas conquistas e tinha separado o melhor para ser utilizado na construção da Casa de Deus. Ele tinha a certeza de que iria receber um sim, mas Deus disse não. Quando li este registo em 1 Crónicas 17, eu pude sentir a dor de David por não poder fazer o que ele queria fazer. David não foi para casa e amuou. Pelo contrário, ele levantou a sua alma em louvor e ação de graças ao Senhor que ele tanto amava e em Quem confiava. Deus tinha um plano maior, que era estabelecer o trono de David para sempre. Essa tarefa seria passada para a geração seguinte. Embora Deus tivesse fechado a porta, Ele abriu uma janela.

Escrituras para meditar
1 Crónicas 16:8-36; 17:16-27;  1 Tessalonicenses 5:16-18; Salmos 103:1-5

[Read the devotional «Prayer of Thanksgiving» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts